Cria do Flamengo, Vinícius Souza está de clube novo na Bélgica. Após meia temporada pelo Lommel SK, da segunda divisão do futebol local, o volante foi emprestado por um ano ao KV Mechelen, da elite belga. O jovem, que pertence ao Grupo City, foi candidato ao prêmio de craque da divisão de acesso.
Por conta da permanência do Lommel SK na “Série B belga”, os responsáveis pela gestão do Grupo City viram como bom negócio o empréstimo para o desenvolvimento profissional de Vinícius na Europa. Vale destacar que o volante ainda pode render R$ 10 milhões ao Flamengo até o fim de julho, prazo para que o Lommel SK compre 20% dos direitos econômicos pertencentes ao Rubro-Negro previsto em contrato.
Promissor, o Garoto do Ninho chegou a ser convocado para a base da Seleção Brasileira, e em 2017 disputou o Torneio de Toulon. Vinição, apelido do jovem no Mais Querido, foi promovido em 2019 aos profissionais do Mengo, quando disputou quatro jogos. No ano passado ainda atuou quatro vezes antes de ser vendido.
Mesmo pouco utilizado pelo técnico Jorge Jesus na época, Vinícius Souza fez parte do histórico elenco de 2019. Em suma, o volante participou de cinco importantes conquistas do Rubro-Negro: Libertadores (2019) Campeonato Brasileiro (2019), Supercopa do Brasil (2020), Recopa Sul-Americana (2020) e Campeonato Carioca (2019 e 2020).