O Flamengo passou por um processo rigoroso de reestruturação ao longo dos últimos anos – desde 2013. Por isso, o Rubro-Negro está saudável para fazer altos investimentos ao elenco, mas mantém os pés no chão por conta da pandemia da Covid-19. Vice-presidente de finanças do Fla, Rodrigo Tostes abriu o jogo sobre a atual situação financeira e falou se o Mais Querido fará novas aquisição de jogadores em 2022.
É importante frisar, contudo, que o dirigente descarta a hipótese de tomar medidas intempestivas, causando prejuízo financeiro ao clube carioca. Contudo, em entrevista ao canal Venê Casagrande, no Youtube, Rodrigo Tostes não descarta fazer endividamento temporário – como empréstimos – para poder suprir as necessidades desportivas do Flamengo. Entretanto, o dirigente, no momento, diz não ter como prever se terá condições de comprar atletas no próximo ano.
— Impossível dizer. Temos que aguardar a performance de jogadores e ver o mercado, quais negociações que o futebol está fazendo para depois sentar e analisar. O Flamengo está saudável e tem crédito, se precisar levantar crédito também tem condições. Se for importante se endividar para conseguir outros objetivos, a gente vai fazer, desde que o orçamento suporte também. Hoje, a boa notícia é que se precisar investir, a gente tem como. Se vai fazer ou não, a discussão envolve muito mais gente na mesa -, disse o dirigente, que prosseguiu:
— Hoje está cheio de gente querendo emprestar dinheiro para o Flamengo, mas a gente tem a responsabilidade de pagar as contas em dia, de não endividar o clube e mantê-lo saudável. Vamos fazer exatamente o que dá para fazer. No início da pandemia, precisamos fazer algumas ações entendendo que era temporário. Não fazia sentido vender atletas e sair perdendo poder esportivo para resolver problema temporário, mas não podia continuar no nível de investimento de antes. As coisas voltando como antes, vamos voltar com a capacidade de investimento -, concluiu.
O Flamengo está entre os clubes mais saudáveis do país no quesito finanças. Não à toa, o Rubro-Negro é um dos poucos que segue com as próprias pernas, sem aporte financeiro de mecenas. Por isso, o Fla se vê em condições de adquirir atletas no futuro, mesmo que seja necessário adquirir empréstimos com juros mais baixos.