Liberado pela Prefeitura do Rio de Janeiro para ter portões abertos ao público no jogo contra o Grêmio, na próxima quarta-feira (15), pela Copa do Brasil, o Flamengo criou um clima ‘hostil’ com os demais adversários da Série A. Em reunião marcada pela Confederação Brasileira de Futebol, na última quarta (08), representantes dos 19 clubes presentes debateram a possibilidade do Rubro-Negro ser punido caso a torcida compareça ao Maracanã.
Segundo informações divulgadas pelo Uol Esporte, na ocasião, os cartolas não chegaram a uma conclusão sobre como o Flamengo poderia ser punido se mantivesse sua ideia de contar com a Nação Rubro-Negra no jogo contra o Grêmio. Apesar disso, a ideia dos clubes rivais é acionar o STJD sobre o caso até esta sexta-feira (10), com o objetivo de derrubar a liminar favorável ao Clube da Gávea.
Os clubes querem que o processo ande rápido no STJD, devido à proximidade da partida entre Flamengo x Grêmio. O presidente do Tricolor Gaúcho, Romildo Bolzan, inclusive, reforçou a ameaça do time não entrar em campo se o confronto tiver mesmo a presença de público. O mandatário entende que o Clube do Sul está respaldado pelo regulamento da Copa do Brasil.
Sendo assim, como não houve público quando o Grêmio foi mandante, no jogo de ida, Romildo entende que não poderá ter ‘a favor’ do Flamengo, na partida de volta. Cabe ressaltar que a argumentação dos clubes junto ao STJD terá como foco o fato de que a CBF, tem, sim, uma parcela de autonomia para deliberar sobre o assunto do público, já que é organizadora da competição.
Para os clubes contrários à atitude do Flamengo, a prerrogativa das autoridades locais (Prefeitura e Governo, por exemplo) para liberar a presença de torcida — como citada na liminar concedida pelo presidente do tribunal em favor do Mais Querido — corre por fora, em paralelo. Com isso, a ideia é de que a CBF também tenha sua posição levada em consideração no debate sobre o assunto.
Em meio às polêmicas no extra-campo, o jogo entre Flamengo x Grêmio, pela volta das quartas de final da Copa do Brasil, está marcado para acontecer na próxima quarta-feira (15), no Maracanã, a partir das 21h30 (horário de Brasília). Vale lembrar que, na ida, o Mais Querido goleou os donos da casa por 4 a 0 e, portanto, deixou a classificação à semifinal bem encaminhada.