Na noite desta quarta-feira (29), o Flamengo enfrenta o Barcelona de Guayaquil, no Equador, pelo jogo de volta da semifinal da Copa Libertadores. Agora à frente do Rubro-Negro, Renato Gaúcho retorna ao Estádio Monumental Isidro Romero Carbo, palco de uma de suas vitórias mais marcantes como técnico: 3 a 0 Grêmio sobre os donos da casa, em outubro de 2017, na ida da semifinal da competição continental.
Portaluppi viverá um cenário parecido nesta quarta (29). A diferença é que o Mais Querido chega ao Monumental em vantagem, pois bateu os equatorianos por 2 a 0 no duelo de ida, disputado no Maracanã. Desse modo, o time carioca pode até perder por um gol de diferença, que ainda assim ficará com a classificação para finalíssima.
Em 2017, Luan ‘acabou’ com o jogo no Monumental, balançou as redes duas vezes e ajudou o Grêmio a fazer 3 a 0 no Barcelona de Guayaquil. O lateral-direito Edílson, de falta, completou o placar que encaminhou a passagem do Tricolor à decisão. No confronto de volta, os equatorianos venceram os gaúchos por 1 a 0, mas não foi suficiente. O time de Renato passou para finalíssima da Libertadores, e com dois triunfos sobre o Lanús, conquistou o título.