A final da Libertadores de 2021 já está decidida, mas antes de desembarcarem em Montevideu para o grande confronto, Flamengo e Palmeiras ainda têm outros desafios pela frente. As duas equipes encaram uma maratona de jogos até a decisão continental, no dia 27 de novembro.

Libertadores: por que vai ser difícil e muito caro o brasileiro viajar para Montevidéu para a final?

O Palmeiras disputa 13 jogos (todos pelo Campeonato Brasileiro) nestes quase dois meses que antecedem a final. Sete deles serão em casa, no Allianz Parque. Ao todo, o Verdão viajará cerca de 5.580 km de avião para os confrontos como visitante.

Polêmica:Gol do Palmeiras deveria ser anulado por invasão de Deyverson contra o Atlético-MG?

Já o rubro-negro tem uma missão ainda mais difícil: serão17 jogos nos próximos dias, conciliando duas competições. Nas próximas 15 rodadas do Brasileirão, o Flamengo disputará sete como mandante, além do confronto com o Fluminense, que também ocorre no Maracanã. A equipé tem ainda duas partidas pelas semifinais da Copa do Brasil, em outubro, contra o Athletico, sendo a primeira em casa e a segunda fora. O time comandado por Renato Gaúcho percorrerá uma distância total de 8.300 km em viagens de avião para os compromissos fora de seus domínios.

Finalista:Flamengo atinge a maior sequência invicta da história da Libertadores

Outro fator que pode gerar dor de cabeça para ambas as equipes no caminho até a decisão da Libertadores são as datas Fifa. O técnico da seleção brasileira, Tite, já realizou uma convocação no último dia 24, para os confrontos pelas Eliminatórias da Copa contra Venezuela (7/10), Colômbia (10/10) e Uruguai (14/10).

Lista: Brasil garante 21º título de Libertadores com Flamengo x Palmeiras e dominará final pela 4ª vez

Na lista estão o goleiro Weverton, do Palmeiras, e Everton Ribeiro e Gabigol, do Flamengo. Os três devem desfalcar saus respectivas equipes por algumas rodadas no mês de outubro, e isso pode se repetir em novembro, já que a seleção tem compromissos marcados contra Colômbia (11/11) e Argentina (16/11), ainda sem data para a convocação.