O Garoto do Ninho foi apontado, nesta semana, como o atleta de futebol mais valioso do planeta, superando nomes como Mbappé e Haaland
Desde que chegou às categorias de base do Flamengo, Vinicius Júnior sempre foi tratado como uma grande joia. O destaque foi ganhando ainda mais peso quando, com apenas 17 anos, o atacante estreou entre os profissionais do Mengão. Neste momento, inclusive, o Garoto do Ninho já estava negociado com o Real Madrid, por cerca de 164 milhões de reais. Três anos após a transferência, ele se tornou o jogador mais valioso do planeta e, para entender este salto, é necessário analisar todas as variáveis da carreira do atleta.
Como mencionado, Vinicius era monitorado por gigantes europeus desde os 12 anos de idade, quando começou a se destacar na base do Flamengo. No entanto, foi aos 16 anos que os clubes do Velho Continente começaram a investir pesado na contratação do atacante. Entre eles, Real Madrid e Barcelona foram os mais engajados, e os merengues fecharam a negociação em 2017. Naquele momento, o Garoto do Ninho só poderia ter três anos de contrato e multa de até 30 milhões de euros, fato que fragilizou o Mais Querido nas tratativas.
Mesmo assim, Vinicius Júnior e seu empresário conseguiram que tal multa fosse aumentada, investida que culminou na venda do atacante pelos 45 milhões de euros citados. A jovem promessa chegou a Madrid em 2018, mas foi cercado de desconfianças após não emplacar no Real Castilha, time B dos Merengues e, depois, não ter espaço na equipe de Zidane. Contudo, com a chegada de Carlo Ancelotti, o atleta teve um salto incrível de produção e, atualmente, é considerado inegociável por Florentino Pérez.
Tanto que, com a crescente exponencial, o Centro Internacional de Estudo do Esporte (CIES) considerou o Garoto do Ninho como o jogador mais valioso do mundo. Vinicius obteve um salto de 270% em relação ao valor que foi negociado pelo Flamengo junto ao Real Madrid em apenas quatro anos. De R$ 164 milhões em 2017, o atacante vale cerca de R$ 1 bilhão em 2021 e é um dos principais jogadores da equipe espanhola na temporada. Com as cifras, ele superou grandes estrelas do futebol mundial, como Mbappé, Phil Phoden e Erling Haaland.
Ao todo, Vinicius Júnior balançou as redes em 12 oportunidades, além de ter distribuído sete assistências, tudo isso em apenas 25 partidas. Junto com Karim Benzema, o atacante brasileiro é destaque do Real Madrid e lidera a equipe de Ancelotti à liderança no Campeonato Espanhol e às oitavas de final da Liga dos Campeões. Com a maturidade e a grande fase, já não será uma surpresa se o Garoto do Ninho figurar entre os melhores do mundo ao final da temporada europeia.