Rubro-Negro estreia na edição 2022 nesta terça (05), contra o Sporting Cristal, fora de casa
Por: Jonas Coelho
O Flamengo estreia na Libertadores 2022 nesta terça-feira (05), contra o Sporting Cristal (PER), em jogo que representa uma marca importante. Esta será a sexta participação seguida do Rubro-Negro no torneio mais relevante da América, feito jamais atingido anteriormente em toda a história do clube.
Em 2021, o Flamengo já havia batido o recorde da geração de Zico nos anos 80. Até então, o time campeão do mundo detinha a melhor marca, com quatro participações consecutivas na Copa Libertadores.
Desde 2017, o Flamengo é presença garantida na Libertadores, tendo um título e um vice-campeonato nesse período. Além das finais, o Rubro-Negro soma uma eliminação na fase de grupos e duas nas oitavas de final.
Vale destacar que, agora, o Flamengo figura como o quarto clube com mais participações na Libertadores, com 18. Palmeiras, com 21, São Paulo e Grêmio, ambos com 20, estão à frente do Rubro-Negro no quesito. Cruzeiro, com 17, fecha o top 5.
Em 2022, o Flamengo é tido novamente como um dos favoritos ao título, mas chega para a estreia em momento delicado. Após o vice do Carioca, os bastidores do clube esquentaram e expuseram conflitos internos no elenco, que prejudicam o andamento do trabalho de Paulo Sousa.
Em meio à crise, o Flamengo tenta iniciar com o pé direito a caminhada rumo ao tri da América. Nesta terça-feira (05), o time rubro-negro encara o Sporting Cristal, do Peru, pela primeira rodada da fase de grupos. O jogo será disputado às 21h30 (horário de Brasília), no Estádio Nacional do Peru.