Lateral uruguaio esteve em campo por 45 minutos, e volante chileno por 80
Por: Leonardo José
O empate do Flamengo, neste domingo (04), frustrou uma parte da torcida que esperava uma vitória para diminuir a distância em relação ao líder Palmeiras. Dorival Júnior optou por mandar a campo uma equipe alternativa, que ficou no 1 a 1 com o Ceará. A dupla Guillermo Varela e Erick Pulgar, inclusive, estreou no time titular do Mengão, em pleno Maracanã.
Contra os cearenses, Dorival levou em consideração encerrar a espera do lateral direito Varela, que fez o primeiro jogo pelo Flamengo já entre os 11 iniciais. O volante Pulgar, em contrapartida, já havia jogado contra Botafogo e Vélez Sarsfield (ARG), mas sempre começando no banco de reservas. Neste domingo (04), tanto o uruguaio quanto o chileno tiveram uma atuação tímida.
Os números da dupla são razoáveis. Varela jogou apenas o primeiro tempo e foi substituído no intervalo por Matheuzinho. Em campo, o lateral fez um corte, errou os dois cruzamentos que tentou, venceu as duas disputas de bola conseguiu efetivar a única tentativa de drible. O uruguaio acertou 13 passes, totalizando 81,3% de acerto. Ao todo, o estreante do dia deu 29 toques na bola.
À frente de Varela, como primeiro volante, Pulgar teve mais tempo em campo, 80 minutos. Foram dois cortes, três desarmes e dois passes decisivos na conta do chileno, que venceu seis dos oito duelos que disputou. Com a bola no pé, Erick acertou apenas um dos quatro lançamentos que tentou, além de dar 56 passes, com 88,9% de eficiência. No total, 73 toques na bola.
VEJA NÚMEROS DE VARELA E PULGAR EM FLAMENGO 1×1 CEARÁ:

A estreia da dupla no time titular que disputa o Campeonato Brasileiro é o início do ritmo de jogo que Dorival planeja para Varela e Pulgar. Esse “voto de confiança” da comissão técnica aparece depois de os dois reforços passarem por um detalhado trabalho de recuperação física e técnica, atrelado à paciência e à cautela.
Depois do empate com o Ceará, o Flamengo segue no Rio para encarar o Vélez Sarsfield (ARG). O embate de volta das semifinais de Libertadores acontece às 21h30 (horário de Brasília) da quarta-feira (07), no Maracanã. A dupla Varela e Pulgar deve ser relacionada.