Varela foi titular pela segunda vez com a camisa rubro-negra
Mesmo tendo escalado o time reserva, um dos nomes da vitória do Flamengo contra o Cuiabá pode ser considerado surpresa: Guillermo Varela. O uruguaio, terceira opção da lateral direita, foi escolhido na vitória por 2 a 1 na Arena Pantanal, neste sábado (08), pela 31a rodada do Campeonato Brasileiro. O jogador tem recebido poucas oportunidades na equipe, e o técnico Dorival Júnior pediu ‘paciência’ com o camisa 2.
— Tudo é questão de tempo para que se ambiente. É muito mais o interno do que o externo. São os conceitos e a nossa forma de jogar. É um jogador com muita capacidade. Acho que é questão de tempo para que ele e (Erick) Pulgar se adéquem. Vamos ter paciência. Não tenho dúvidas de que serão jogadores muito bem aproveitados, farão ótima passagem pelo clube, porque tem capacidade técnica — disse Dorival Júnior, em coletiva de imprensa após o jogo com o Cuiabá.
Varela fez apenas o segundo jogo como titular no Flamengo. A primeira oportunidade entre os 11 iniciais aconteceu no empate em 1 a 1 com o Ceará, no dia 4 de setembro, no Maracanã. O uruguaio foi contratado no fim de julho, mas atuou em apenas quatro partidas. Além dos duelos contra cearenses e mato-grossenses, o lateral entrou nos minutos finais contra o Vélez Sarsfield (ARG), na volta da semifinal da Libertadores, e diante do Red Bul Bragantino, no sábado passado (01), pelo Brasileirão.
— Ele (Varela) foi muito bem recebido. Tanto ele quanto o (Erick) Pulgar. Não preciso falar do Vidal e do Cebola. Estão todos confortáveis. Varela e (Erick) Pulgar não podem jogar a Copa do Brasil. Não tinha como eu dar muita atenção a ele nesse momento, trabalhando com Rodinei e Matheuzinho pensando na quarta-feira (12). Não foi contratado por acaso. É jogador de seleção — acrescentou Dorival.
Fora da Copa do Brasil por ter sido contratado após o período de inscrições, Varela agora aguarda por nova oportunidade no próximo sábado (15), contra o Atlético-MG, às 20h30 (horário de Brasília), no Maracanã. A partida é válida pela 32a rodada do Campeonato Brasileiro. O uruguaio, porém, ficará na torcida na quarta-feira (12), quando o Mais Querido faz a primeira partida da final do mata-mata nacional diante do Corinthians, na Neo Química Arena, em São Paulo.
Varela, enfim, jogou durante 90 minutos no Flamengo. Mesmo atuando mais na defesa do que no ataque, o uruguaio mostrou boa desenvoltura. Acertou 91,4% dos passes, não fez faltas, mas sofreu quatro. Além disso, ganhou cinco dos seis duelos pelo chão e fez um desarme.#colunadofla pic.twitter.com/YWYirykXlt
— Bruno Villafranca (@BruVillafranca) October 9, 2022