Wilson Seneme afirma que toque no quadril do jogador não tem relevância na decisão
Flamengo e Corinthians disputaram, nesta quarta-feira (12), o primeiro jogo válido pela final da Copa do Brasil, na Neo Química Arena. A partida, que terminou em 0 a 0, teve lance polêmico envolvendo o zagueiro rubro-negro Léo Pereira. O presidente da comissão de arbitragem da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), Wilson Seneme, defendeu os árbitros do confronto, e afirmou que a decisão de não marcar pênalti foi correta.
Wilson Seneme afirmou que, apesar das imagens confirmarem o toque do zagueiro, o ato não é fator determinante para a não marcação do pênalti a favor do Corinthians: “É relevante o efeito surpresa com que a bola chegou para seu corpo, a posição do braço, a tentativa de recolher”, disse o dirigente, de acordo com informações do jornalista Paulo Vinícius Coelho, PVC.
— O argumento é de que apontou situações que aconteceram na jogada, não necessariamente para afirmar que o toque no quadril excluiria a marcação da penalidade. Questiono, então, se o árbitro deveria ter ido ao monitor, por admitir que não havia visualizado o toque na mão. A opinião é de que não necessariamente deveria ter consultado o vídeo, porque o depoimento da cabine já lhe era suficiente – declarou Seneme.
O presidente da comissão de arbitragem da CBF ainda afirmou que, para analistas que avaliaram o lance, como Sálvio Spinola, se Bráulio da Silva Machado não percebeu o toque de mão, o mais prudente seria o próprio árbitro sugerir a ida ao monitor de vídeo do VAR para sanar as dúvidas.
— Curioso que o lance de Gabriel Magalhães, que tocou a mão na bola em Arsenal 3 a 2 Liverpool, no domingo, pela Premier League, teve a explicação pela imprensa inglesa que o pênalti não deveria ter sido marcado por ter tocado o peito antes do braço. Detalhe que o braço de Magalhães estava acima da linha do ombro – afirmou o presidente.
O ex-árbitro defendeu que não houve pênalti, mas disse que o toque no quadril não tem importância no lance. O Corinthians, inclusive, soltou uma nota em rede social, na noite desta quinta-feira (13), criticando a arbitragem da partida contra o Flamengo, e prometeu tomar providências em relação ao ocorrido.
‘Mudando a chave’ da Copa do Brasil, o Flamengo encara o Atlético-MG neste sábado (15), em partida válida pela 32ª rodada do Campeonato Brasileiro. O confronto começa às 20h30 (horário de Brasília), no Maracanã. O Fla, que tem priorizado os torneios mata-mata neste final de temporada, está em quarto lugar e busca se manter no G4. O Alvinegro, por outro lado, está na sétima colocação, e precisa da vitória para chegar à zona de classificação.