Coluna do Torcedor: “Obrigação é dignidade!”

Estamos a algumas horas de uma estreia inegavelmente diferente de qualquer outra, estamos nos aproximando do fim de uma contagem regressiva que começou há trinta e seis anos.

Somos quarenta milhões de pessoas, quase a população inteira do país vizinho de são nossos próximos adversários; quase a população da Espanha e praticamente quatro vezes a população de Portugal, atual campeã europeia; quarenta milhões de pessoas totalmente diferentes, diferenciadas não só aos outros que vivem um desgosto profundo por não ser Flamengo, mas diferentes entre si; ricos e pobres; brancos e negros; homens e mulheres, de todas as crenças e gostos; ser Flamengo é para todos, para qualquer um que queira ser verdadeiramente feliz.

Da boca dessa nação rubro-negra, surgiu em muitas outras oportunidades, uma frase que nunca ecoou tão forte quanto no atual momento… “Libertadores é obrigação!” – Clama a fanática torcida apaixonadamente ao seu clube do coração. De fato cabe aos atletas responder dentro de campo, entregar aos seus fãs, o maior prazer dos mesmos, vê-lo brilhar, nesse caso na terra, em terras sul-americanas.

Hoje em dia, torcedores já adultos, nunca tiveram esse prazer; campanhas vexatórias atrás de outras campanhas vexatórias que fizeram a melhor campanha do time, nos últimos vinte anos, ser uma eliminação pífia nas quartas de final em 2010, quando era o atual campeão brasileiro, perdendo dentro do Maracanã para a “La U”, que no ano seguinte faria 4×0 no Flamengo pela copa sul-americana, também em territórios cariocas.

Sim, a Libertadores é obrigação, e se o titulo vier junto? Melhor ainda… Porque a obrigação não é a taça, entraremos em campo daqui a algumas horas por um torneio com muitas equipes qualificadas, algumas discutivelmente superiores e por que não? Não existe mal em assumir que existem melhores, principalmente em um esporte que, nem sempre, o melhor é o campeão (copa de 82 está aí pra mostrar isso); jogaremos um campeonato onde muitos alí sabem jogar a competição melhor do que nós; o que a maior parte da torcida quer é que o time entre na libertadores e faça uma competição que de fato represente cada um de nós, que o time dê o sangue; que vibre em cada dividida; que, cliché a parte, jogue com o coração na ponta da chuteira; Libertadores é a obrigação, que o Flamengo represente o Flamengo em campo, porque o lugar do Flamengo não é o pote 3.

Nick Marques


Quer ver seu texto também publicado na Coluna do Torcedor? Envie para redacao@colunadoflamengo e aguarde nossa resposta!


A coluna acima é de responsabilidade de seu autor e não reflete necessariamente a mentalidade do Coluna do Flamengo.

Fonte: http://colunadoflamengo.com/2017/03/coluna-torcedor-obrigacao-e-dignidade/