Salve Nação! Da frustração pela perda da Taça Guanabara à euforia pela goleada na estréia da Libertadores, um assunto foi recorrente em ambas as situações: a nossa defesa.
Se por um lado acho que Rever está apresentando melhoras e uma evolução, lembrando por vezes o jogador que brilhou no Atlético MG e Grêmio, por outro vejo um Rafael Vaz mostrando aquilo que o fez perder espaço no Vasco e parar no banco de reservas: a síndrome de Antônio Carlos, aquele mesmo ex Botafogo e Fluminense. Ou seja, a de ser um zagueiro que se preocupa mais em atacar do que defender.
Se na época do vice, Vaz era zagueiro artilheiro, vejo atualmente o nosso defensor desesperado por marcar um gol e brincar de maestro camisa 10, abusando de passes de efeito, lançamentos e idas desenfreadas ao ataque. Praticamente tudo isso sem efetividade nenhuma.
Não foram poucas as vezes que o nosso camisa 33 fez a torcida ir à loucura e perder a paciência e, diante desse cenário, me veio um questionamento à cabeça. Se Juan já não aguenta mais o tranco de ser o titular da nossa zaga, por que não dar uma oportunidade para o argentino Donatti?
Tive a oportunidade de vê-lo em campo pessoalmente e em alguns jogos pela TV e não tenho medo em dizer que, para a principal função de um zagueiro, que é DEFENDER, ele é muito melhor do que Rafael Vaz, apesar de ser mais lento e não ter tanta qualidade com a bola nos pés para realizar passes mais longos ou jogadas mais arriscadas.
Donatti, infelizmente, sofre de dois grandes males que o fazem ser preterido pelo nosso técnico Zé Ricardo. O primeiro é que ele é estrangeiro e o segundo é que ficou marcado pelo escorregão dado diante do Figueirense pela copa Sul Americana de 2016, apesar de nunca mais ter cometido uma falha tão grotesca.
Sei que o resultado magnífico diante do San Lorenzo deixou todo mundo eufórico e que, de repente, todos os problemas da equipe sumiram. Porém não podemos tapar o sol com a peneira e achar que está tudo às mil maravilhas, principalmente na defesa. É só vir o próximo tropeço vir para que todas as cornetas se voltem para o Zé e para os nossos zagueiros. Por isso, acho que a hora de dar a chance para o Donatti já passou!
Põe o argentino pra jogar!
Abraços e SRN,
Leonardo Resende
Twitter: santos_leo07
Fonte: http://colunadoflamengo.com/2017/03/e-hora-de-dar-uma-chance-para-donatti/