Marcos Braz ressalta a necessidade do Flamengo em não ter renovado com Dorival Júnior para 2023
O Flamengo chegou ao Mundial de Clubes com um treinador diferente ao que conquistou a Libertadores. Vítor Pereira assumiu vaga deixada após a diretoria do Mengo não renovar com Dorival Júnior. Marcos Braz, vice-presidente de futebol do Fla, reafirmou a necessidade da mudança no comando após a eliminação precoce no torneio em Marrocos.
— A gente tinha aqui dentro uma análise bem clara e bem transparente de que precisava fazer a troca do comando, e assim foi feito. Pode ter tido um ponto fora da normalidade nesse sentido (resultados), mas você tem alguns itens na hora de analisar o que você busca no comando de uma equipe. E a gente entendeu que precisava ser trocado. Foi trocado, e em um segundo momento veio a situação do Vítor Pereira. A gente entendia que teria que ser trocado. É diferente de ser trocado pelo Vítor Pereira. A gente entendia que tinha quer ser trocado. Apenas isso — explicou Braz, em entrevista ao GE.
— Entendo a pergunta (sobre se a troca de técnico valeu a pena), é pertinente, assim como o questionamento da torcida quando os resultados não vêm. O Flamengo, na Libertadores, teve o maior aproveitamento da história de um clube. Ganhou 12 de 13 jogos, e o empate aconteceu em um impedimento de quase um metro, porque não tinha VAR. Temos confiança no grupo, que é vencedor e campeão — completou o dirigente.
Os questionamentos ganharam força em parte da torcida do Flamengo após o Rubro-Negro perder de 3 a 2 para o Al Hilal (SAU), ainda na semifinal do Mundial de Clubes. Assim, o Mais Querido disputa o terceiro lugar da competição contra o Al Ahly (EGI), e não a final diante do Real Madrid (ESP). No entanto, outro resultado também deixou flamenguistas insatisfeitos.
Além da saída do Mundial de maneira inesperada, a derrota na Supercopa do Brasil, para o Palmeiras, por 4 a 3, também enraivou flamenguistas. Com os resultados negativos nos dois torneios, Vítor Pereira inicia com revés dois dos sete campeonatos que o Flamengo tem em 2023.
Após não ser campeão da Supercopa do Brasil e do Mundial de Clubes, o Flamengo ainda possui na temporada: Recopa Sul-Americana, Campeonato Carioca, Copa do Brasil, Brasileirão e Libertadores. A próxima briga por título acontece em 21 e 28 de fevereiro, nos dois jogos da Recopa, contra Independiente del Valle (EQU).