O Flamengo venceu o Fluminense por 2 a 0 na primeira partida da final do Campeonato Carioca, no último domingo (01), no Maracanã. Iniciando o jogo com uma escalação inesperada, o técnico Vítor Pereira surpreendeu parte da torcida. Diante disso, o treinador português explicou que tem preparado diferentes formações que dependerão dos compromissos da equipe rubro-negra.
— Nossa preocupação nesse período que tivemos de treino, foi preparar todo o elenco para jogar qualquer tipo de jogo. Preparamos 23, 24 jogadores, para jogarmos com duas viagens longas, mudando sistemas. Para jogar com intensidade, pressionar alto, fazer um jogo com dinâmica, tem que ser assim. Não podemos jogar sempre com os mesmos -, disse Vítor Pereira.
Além da opção que poucos esperavam em não começar com Gabigol e Everton Ribeiro, Vítor Pereira bancou o esquema com três zagueiros. O técnico, na etapa final, também acertou nas substituições ao lançar, de uma vez, Gabriel Barbosa, Everton, Filipe Luís e Vidal. O Flamengo, então, passou a ter mais posse de bola e chegou ao segundo gol.
A estratégia do técnico português surtiu efeito e o Flamengo conquistou boa vantagem no jogo de ida da final do Campeonato Carioca. Vítor Pereira, por sua vez, deixa claro que não terá 11 jogadores fixos na titularidade e que continuará escalando o time rubro-negro de acordo com as condições de jogo e o adversário.
Após a vitória diante do Fluminense, a equipe comandada por Vítor Pereira ‘vira a chave’ e inicia a preparação para a estreia da Libertadores da América. Na próxima quarta-feira (05), o Rubro-Negro enfrenta o Aucas (EQU), às 19h (horário de Brasília), em Quito.
Em seguida, no domingo (09), o Flamengo decide o título do Cariocão contra o Fluminense, às 18h (horário de Brasília), no Maracanã. Nos dias 12 e 15 de abril, o Rubro-Negro encara Maringá e Coritiba, pela ida da terceira fase da Copa do Brasil e na estreia do Brasileirão, respectivamente.