“Odeio planejamento, futebol não se estuda”: livro de Sampaoli ‘explica’ escolhas do técnico no Fla

Os torcedores do Flamengo se espantaram com a atitude de Jorge Sampaoli, no sábado (13), na vitória rubro-negra sobre o Bahia, por 3 a 2. No intervalo da partida, o técnico fez cinco alterações, algo raro no futebol mundial. Essa atitude, somada a outras características ‘loucas’ do treinador, não são surpresa para quem leu o livro do argentino, lançado em 2018. Na obra, o comandante destacou que gosta de fazer o que vem em mente, além de não ser adepto a seguir roteiros.

“Eu não planejo nada. Tudo surge na minha cabeça quando tem que surgir. Brota naturalmente no momento oportuno. Odeio o planejamento. Se eu planejo, me ponho no lugar de quem trabalha no escritório. Sou o mesmo de 1991. O futebol não se estuda: se vive e se sente. Parto disso. Eu sou da rua: negar isso é impossível. É estranho que tenham me colocado a etiqueta de uma pessoa que planeja”, disse Jorge Sampaoli.

Talvez minhas conversas soem como a de uma pessoa superestudiosa. Nunca fui estudioso. Nem na escola, nem na faculdade, nem no curso de treinador. Eu não posso ler um livro. Viro duas páginas e já fico entediado. Escrevo três coisas em um papel e me canso”, destacou o treinador, na obra ‘Jorge Sampaoli, mis latidos – ideas sobre la cultura del juego (minhas batidas, ideias sobre a cultura de jogo)’. O trecho do livro foi destacado nesta segunda-feira (15), pelo jornalista Tales Torraga.

Além das cinco substituições contra o Bahia, outras peculiaridades do jogo de Sampaoli têm chamado a atenção de parte da torcida do Flamengo. Uma delas é a opção de atuar com o goleiro adiantado, quase no meio campo, quando a equipe tem a posse de bola. Na posição, inclusive, o técnico tem uma dúvida. Como Matheus Cunha saiu de campo com dores no sábado (13), a volta do arqueiro não está garantida para esta terça-feira (16), contra o Fluminense, pela Copa do Brasil. Caso o garoto não atue, Santos assume a posição.

A bola rola para o clássico a partir das 21h (horário de Brasília) desta terça-feira (16). O confronto é válido pelas oitavas de final da Copa do Brasil. O primeiro duelo tem mando do Fluminense. A volta, com o Flamengo ‘em casa’, acontece no dia 1o de junho. No entanto, ambas as partidas serão no Maracanã, com cobertura total do Coluna do Fla, ao vivo, no YouTube. O SporTV, em canal fechado, mostra os duelos.

Fonte: https://colunadofla.com/2023/05/odeio-planejamento-futebol-nao-se-estuda-livro-de-sampaoli-explica-escolhas-do-tecnico-no-fla/?utm_source=rss&utm_medium=rss&utm_campaign=odeio-planejamento-futebol-nao-se-estuda-livro-de-sampaoli-explica-escolhas-do-tecnico-no-fla