Vinicius Júnior foi vítima de um novo ataque racista, no último domingo (21), na derrota do Real Madrid (ESP) para o Valencia (ESP), por 1 a 0, pelo Campeonato Espanhol. Após o ocorrido, o cria do Ninho recebeu manifestações de apoio de personalidades do futebol, incluindo do atacante do Flamengo Gabigol.
Por meio das redes sociais, Vinicius Júnior se manifestou, demonstrando indignação com o ocorrido. Além disso, o atacante aponta para a ‘repetição’ dos casos de racismo no Campeonato Espanhol (La Liga). Em apoio ao camisa 20 do Real Madrid, Gabriel Barbosa compartilhou o texto publicado por Vini Jr: “Estamos contigo”, disse o atleta do Flamengo.
Gabigol presta apoio a Vini Jr, após mais um caso de racismo.#colunadofla pic.twitter.com/vSRE2WJ5fv
— Coluna do Fla | Flamengo (@ColunadoFla) May 21, 2023
Além de Gabriel Barbosa, Flamengo e outras dezenas de clubes e jogadores ao redor do mundo já haviam se posicionado em solidariedade ao craque brasileiro. Times brasileiros, como Palmeiras, Corinthians, Botafogo, São Paulo, Fluminense, Ceará, Atlético-MG, entre outros, divulgaram mensagens após o caso.
RACISMO CONTRA VINICIUS
A súmula da partida afirma que “um torcedor” se dirigiu a Vinicius “com gritos de macaco, macaco”, assim como demonstram as imagens exibidas na televisão. “Não foi a primeira vez, nem a segunda e nem a terceira. O racismo é o normal na La Liga. A competição acha normal, a Federação também e os adversários incentivam. Lamento muito. O campeonato que já foi de Ronaldinho, Ronaldo, Cristiano e Messi hoje é dos racistas”, escreveu Vinicius no Twitter.
Expulso após uma discussão com Hugo Duro, jogador do Valencia que não recebeu o cartão vermelho, Vini Jr acrescentou que “o prêmio que os racistas ganham é minha expulsão”. “Isto não é futebol. É LaLiga”, disse o atacante do Real Madrid em referência ao lema promocional do Campeonato Espanhol.