Cria do Flamengo, Vinicius Júnior ficou novamente sob holofotes no mundo da bola por ser vítima de racismo na Espanha. Após diversos jogadores e instituições internacionais se manifestarem em defesa do atacante brasileiro, o meia Gerson também se pronunciou por meio de mensagem emocionante, nesta terça-feira (23)
Em nota publicada nas redes sociais, Gerson disse que “o preto incomoda quando está no lugar mais alto”, fazendo alusão ao protagonismo de Vinicius Júnior no futebol europeu. Isso porque, o cria do Flamengo se tornou um dos principais jogadores do Real Madrid (ESP) e, paralelamente, alvo de racistas em estádios espanhóis.
O episódio mais recente aconteceu no Estádio de Mestalla, no jogo entre Real Madrid e Valencia (ESP), pelo Campeonato Espanhol. Torcedores do clube da casa gritaram “mono”, que significa “macaco” na língua espanhola, para Vinicius Júnior. O embate chegou a ser paralisado, mas sem consequências maiores aos racistas da arquibancada.
“O que eles querem é diminuir as conquistas, feitos e quem nos tornamos. Se acostumaram a fazer isso anos e anos, mas agora temos nossos representantes em patamares elevados. Não a quantidade merecida, mas somos poucos que fazemos barulho. E continuaremos assim.
O preto incomoda quando está no lugar mais alto. O que eles querem é que sejamos eternos devedores de favores. Que aceitemos as esmolas que sempre nos deram e que digamos amém.
Não se cale, Vini Jr. Não deixe os racistas te diminuírem. Você hoje tem a possibilidade de mudar a vida de diversos negros que não podem e temem tomar a atitude que está tomando.
Hashtags, faixas e textos em redes sociais não mudam a vida de ninguém e nem colocam racistas em seus devidos lugares: na cadeia. Enquanto quem decidir a vida dos pretos não forem pessoas como nós, continuaremos a viver a farsa de que o mundo evoluiu sobre racismo e descriminação.
Juntos, Vini Jr.”
O que eles querem é diminuir as conquistas, feitos e quem nos tornamos. Se acostumaram a fazer isso anos e anos, mas agora temos nossos representantes em patamares elevados. Não a quantidade merecida, mas somos poucos que fazemos barulho. E continuaremos assim.
O preto incomoda… pic.twitter.com/5NhCcTHVUk
— Gerson Santos (@GersonSantos08) May 23, 2023