A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) marcou dois amistosos no mês de junho para a Seleção Brasileira. Um desses jogos, no entanto, está agendado para acontecer na Espanha, país onde Vinicius Júnior, cria do Flamengo e um dos principais jogadores do Brasil, é vítima frequente de racismo.
A Seleção Brasileira encara Guiné, na Espanha, e Senegal, em Portugal, conforme informações do portal ‘Goal’. É justamente o primeiro embate que ressalta o assunto do racismo contra Vini Jr. A primeira partida do Brasil em junho é em Barcelona, local onde Vinicius foi vítima de insultos violentos proferidos por torcedores do Barcelona (ESP) durante clássico com o Real Madrid (ESP), em outubro de 2021. O Ministério Público da cidade, inclusive, ainda analisa os crimes de ódio. Entretanto, a província voltou a ser palco de ofensas ex-Flamengo em março de 2023.
Novamente no clássico entre Barcelona e Real Madrid, no Camp Nou, estádio barcelonista, torcedores do clube catalão imitaram macacos e gritaram “mono” para Vinicius Júnior. Logo após o episódio, a LaLiga, que organiza o Campeonato Espanhol, tratou o caso como “comportamento racista intolerável”, mas, até o momento, nenhuma punição concreta foi imposta aos indivíduos.
Após sequência de casos de racismo, espalhados por toda Espanha, além da cidade de Barcelona, o país será local de mais uma atuação de Vinicius Júnior. Levando em consideração que o jogador do Real Madrid é figura carimbada nas convocações da Seleção Brasileira, o atacante deve estar presente no Brasil x Guiné, amistoso marcado para junho na capital da Catalunha, mas ainda sem data definida pela CBF.