Grupo político do Flamengo se reúne para discutir SAF, votação de emendas e definir futuro

Por: Leo José, Rodrigo Lima e Vitor Beloti

Um dos grupos políticos do Flamengo, o ‘União Rubro-Negra’ se reuniu na noite da última segunda-feira (04) para tratar assuntos internos e sobre o clube. Além da posse do novo presidente, os membros presentes debateram pautas acerca de SAF, duração de mandato e possível veto à reeleição. Com três membros da atual gestão, a turma traçou alguns passos nos bastidores do Fla.

Diretor de relações externas do Fla, Cacau Cotta passou a presidência do grupo político para José Antônio Rosa, empresário do ramo fitness. O novo mandatário do ‘União Rubro-Negra’ foi eleito em chapa única, com aceitação dos 57 membros sócios ou conselheiros do Flamengo. Agora, a turma pretende avançar em pautas acerca do clube.

Conforme apuração do Coluna do Fla, o ‘União Rubro-Negra’ criará conjuntos de trabalhos para estudar as opções de SAFs (Sociedade Anônima de Futebol) observadas pela atual gestão do clube. Além disso, o grupo também analisa as propostas de emenda estatutária para mudanças no mandato presidencial — tanto o aumento do período de três para quatro anos quanto a possibilidade de extinção da reeleição.

Fundado em 2013, o grupo político ainda está dividido em relação à votação do próximo dia 14 de setembro. O pleito definirá se o próximo presidente do Flamengo terá mandato de três anos, com possibilidade de reeleição, ou se terá gestão única, de quatro anos. Vale destacar que a próxima eleição no Rubro-Negro acontece no final de 2024.

A princípio, o ‘União Rubro-Negra’ não planeja lançar um candidato à presidência do Flamengo para 2024. Entretanto, nenhuma hipótese está descartada pelo grupo, que avalia como “cedo” para pensar na eleição presidencial do próximo ano.

Fonte: https://colunadofla.com/2023/09/grupo-politico-do-flamengo-se-reune-para-discutir-saf-votacao-de-emendas-e-definir-futuro/