O Flamengo amargou o vice-campeonato da Copa do Brasil para o São Paulo, que venceu o primeiro jogo das finais por 1 a 0, no Maracanã, e conseguiu segurar o empate em 1 a 1 na volta, no Morumbi. Autor do gol do rival no segundo embate, Nestor revelou como a utilização de Gabigol aberto pela esquerda ajudou o time paulista a vencer a partida de ida.
— O time a gente não sabia, porque o treinador (Jorge Sampaoli) não repetiu nenhuma escalação. Então, a gente não sabia qual ia ser o time. A gente viu alguns vídeos, mas sem saber as peças. A gente sabia que, se jogasse o Gabriel, é um jogador que tem um faro de gol sensacional, matador. Mas a melhor qualidade dele não é marcar -, disse, em participação no Boleiragem, do SporTV, antes de completar:
— Aberto não é a posição que ele se sente mais confortável e o nosso lado esquerdo é o lado mais agudo, porque o Caio é praticamente um ponta, o Caio era atacante. O nosso gol foi trabalhado na semana que, se o Rato pegasse para dentro, o outro lado estava livre e aí do jeito que ele lança, eu me preocupo em atacar o espaço e, se eu abro, o Caio carrega e toca. No que ele toca, o Carelli já vai para o segundo e foi exatamente a jogada do treino. Aí eu joguei e ele fez o gol -, finalizou.
📋 | Rodrigo Nestor detalhou como o São Paulo se beneficiou com a movimentação de Gabigol ainda no primeiro jogo da final da Copa do Brasil. #colunadofla https://t.co/HJDNuhskEu
— Leo José (@LeoJoseReporter) September 26, 2023
Importante lembrar que, no jogo de ida das finais da Copa do Brasil, Sampaoli optou por utilizar três jogadores no ataque do Flamengo. Na ocasião, o argentino escalou Bruno Henrique e Gabigol mais abertos pelos lados, e Pedro ‘isolado’ na frente.
Na volta, por outro lado, Sampaoli deixou Gabigol no banco de reservas e Bruno Henrique foi titular no ataque do Flamengo ao lado de Pedro. O camisa 10, no entanto, foi acionado no segundo tempo e substituiu o centroavante que veste a 9.
Apesar de não ter repetido as escalações e ter adotado ‘táticas diferentes’, Sampaoli não conseguiu fazer o time do Flamengo render. Apesar de ter jogado melhor no segundo embate se comparado ao primeiro, o Rubro-Negro não atingiu o objetivo: vencer o São Paulo no Morumbi para conquistar o título.
Depois de ter recebido folga na segunda-feira (25), o elenco do Flamengo inicia a preparação com foco no próximo compromisso da temporada na tarde desta terça (26). No sábado (30), o Rubro-Negro recebe o Bahia, no Maracanã, para disputar a 25ª rodada do Campeonato Brasileiro. O confronto acontece a partir das 16h (horário de Brasília).