Vencer, vencer, vencer. Embora alguns torcedores tenham solicitado que o Flamengo entregasse a partida ao Criciúma, com Filipe Luís no comando, não houve corpo mole. Mesmo contando com 14 desfalques, o Rubro-Negro superou o time catarinense com uma vitória tranquila de 3 a 0, praticamente rebaixando o adversário. No estádio Heriberto Hülse, o Mengão marcou gols com Varela, Bruno Henrique, de pênalti, e Luiz Araújo.
Com essa vitória, o Flamengo permanece na terceira posição, agora acumulando 69 pontos. Por outro lado, o Criciúma permanece com 38 pontos e pode ser rebaixado nesta quinta-feira (05). Se o Fluminense vencer o Cuiabá, no Maracanã, o clube de Santa Catarina estará rebaixado com uma rodada de antecedência.
A primeira finalização da partida foi do Flamengo. Ayrton Lucas recebeu a bola pela esquerda, tocou para Plata, que encontrou Bruno Henrique centralizado. O capitão da noite, assim, dominou rapidamente e chutou com a perna esquerda, mas o goleiro Gustavo fez a defesa. Pouco depois, o próprio lateral tentou um arremate com a perna direita, resultando em mais uma intervenção do arqueiro catarinense.
O Criciúma assustou pela primeira vez aos 15 minutos, quando Bolasie finalizou e Matheus Cunha conseguiu desviar para escanteio. Em seguida, houve outra tentativa dos donos da casa, com Dudu, aos 28 minutos. A bola passou muito perto da trave, deixando os presentes no Heriberto Hülse apreensivos. Aos 32 minutos, parte do estádio chegou a gritar gol. Em uma saída errada de Matheus Gonçalves, Arthur Caíke recebeu livre na área, mas finalizou na rede pelo lado de fora, enganando aqueles que estavam do outro lado.
Apesar de uma atuação pouco intensa, até com certa ‘preguiça’, o Flamengo abriu o placar. Aos 44 minutos, Bruno Henrique fez um belo passe para Ayrton Lucas, que encontrou Varela. O uruguaio finalizou de primeira e foi para a comemoração. Mengão 1 a 0 e festa da torcida rubro-negra presente no estádio.
O Criciúma, melhor em campo em determinados momentos, viu Bolasie realizar uma boa cabeçada aos oito minutos, exigindo que Matheus Cunha fizesse uma defesa para escanteio. Com 15 minutos, Filipe Luís decidiu promover duas alterações. Saíram Matheus Gonçalves e Charly Alcaraz, entrando Michael e Luiz Araújo. Este último fez seu retorno ao campo após uma grave fratura na cartilagem do joelho direito, sendo seu primeiro jogo desde setembro deste ano.
Luiz Araújo, que entrou bem, acabou conseguindo um pênalti. Após um cruzamento pela esquerda, o camisa 7 arriscou de fora da área, mas a defesa do Criciúma cortou a bola com o braço. Assim, Bruno Henrique pegou a bola e ampliou o placar aos 25 minutos.
Após o gol, o Criciúma aparentemente entregou os pontos e muitos torcedores começaram a se retirar do estádio. Os donos da casa tentaram pressionar, mas acabaram deixando espaços. Em uma dessas jogadas, Erick Pulgar penetrou pelo meio e encontrou Luiz Araújo. O camisa 7 entrou na área e finalizou na saída do goleiro, aos 38 minutos. Fim de papo e vitória do Mengão!
Criciúma: Gustavo; Dudu, Walisson Maia, Tobias Figueiredo e Miguel Trauco; Barreto, Ronald, Matheusinho e Marcelo Hermes; Bolasie e Arthur Caíke. Técnico: Claudio Tencati.
Flamengo: Matheus Cunha; Varela, Fabrício Bruno, David Luiz e Ayrton Lucas; Erick Pulgar, Evertton Araújo e Alcaraz; Matheus Gonçalves, Gonzalo Plata e Bruno Henrique. Técnico: Filipe Luís.
Publicado em colunadofla.com