Nesta terça-feira, 25 de fevereiro, o Flamengo completa quatro anos de seu último título brasileiro. Naquela ocasião, o Mengão se beneficiou do empate do Internacional na rodada final do Brasileirão 2020. O técnico da equipe gaúcha na época, Abel Braga, ainda não conseguiu superar mais um vice-campeonato diante do Rubro-Negro.
Esse brasileiro era nosso, ROUBARAM na mão grande, a oportunidade do nosso ídolo Abel Braga conquistar o título brasileiro pelo Colorado.
Em uma entrevista veiculada na segunda-feira (24), para o jornalista Duda Garbi, do programa ‘Um Assado Para…’, Abel Braga comentou que ‘sentiu alguma coisa no ar’ durante o Brasileirão de 2020, no que se refere à arbitragem. Além disso, o treinador recordou a expulsão de Rodinei – que jogava pelo Internacional – em confronto contra o Flamengo, na penúltima rodada, o que colocou o Mengão na liderança e próximo da taça.
— Duas rodadas antes, houve um Grêmio x Flamengo, em Porto Alegre, e o Wilton (Pereira Sampaio) marcou um pênalti idêntico, por mão apoiada. Ele apitou, não houve consulta, pênalti. Em nossa partida (Inter x Corinthians), foi o que aconteceu (deu o pênalti e cancelou no VAR). Nós sentimos no jogo contra o Flamengo, no Maracanã, na expulsão do Rodinei. Filipe Luís, depois, foi ao vestiário, levou uma camisa, eu o cumprimentei. Depois, me contaram sobre a declaração dele, que ‘aquilo não era falta nem para amarelo’ — iniciou Abel Braga.
— Aí o árbitro deu amarelo, foi o segundo e expulsou (o Rodinei). Estávamos empatados em 1 a 1, cinco minutos do segundo tempo. Nós jogamos muito bem. Um jogo antes do Flamengo, contra o Vasco, também foi complicado. Sentimos que havia algo no ar. Não conseguiram nos derrotar, mas… é muita coincidência contra o Inter — concluiu Abel.
Na rodada final, o Internacional precisava vencer o Corinthians no Beira-Rio e torcer pela derrota do Flamengo para o São Paulo. No Morumbi, o Mengão não teve um bom desempenho e perdeu. Assim, bastava aos gaúchos vencerem em casa para conquistar o título, que não vinha há 41 anos.
No primeiro tempo, o árbitro Wilton Pereira Sampaio marcou um pênalti para o Internacional. No entanto, após revisão do VAR, a infração foi anulada. A jogada de Rodinei ocorreu na penúltima rodada, contra o Flamengo, quando o lateral entrou de forma violenta na canela de Filipe Luís.
Amigo de longa data, o atual técnico do Mengão chegou a solicitar que o companheiro não fosse expulso, mas a arbitragem não hesitou e aplicou o cartão vermelho. Assim, com um jogador a mais, o Flamengo virou o jogo com Gabigol e entrou na última rodada na liderança.
Publicado em colunadofla.com