Dois árbitros brasileiros são selecionados para o Mundial de Clubes 2025

Com aproximadamente dois meses restantes para o início do Mundial de Clubes 2025, a FIFA está revelando gradualmente os detalhes pertinentes à competição. Nesta segunda-feira (14), a entidade máxima do futebol anunciou os árbitros selecionados para dirigir o campeonato. Portanto, dentre os 35 juízes listados para o torneio, dois são representantes do futebol brasileiro: Wilton Pereira Sampaio e Ramon Abatti Abel.

É importante destacar que Wilton Pereira é um ‘veterano’ conhecido pela FIFA, uma vez que o árbitro participou da Copa do Mundo de 2018. Naquela ocasião, ele apitou quatro partidas no torneio mundial: duas na fase de grupos e outras duas nas eliminatórias. Os confrontos foram: Senegal 0 x 2 Holanda, Polônia 2 x 0 Arábia Saudita, Holanda 3 x 1 Estados Unidos e Inglaterra 1 x 2 França. Por outro lado, Ramon Abatti Abel terá a oportunidade de apitar uma competição de tal ‘importância’ pela primeira vez.

Além de definir a arbitragem para o Mundial de Clubes, a FIFA continua a inovar com o objetivo de elevar o nível das partidas na competição. Não é à toa que os árbitros utilizarão câmeras corporais durante os jogos do torneio. Segundo Pierluigi Collina, presidente do Comitê de Arbitragem da FIFA, as imagens servirão tanto para dinamizar as transmissões quanto para capacitar novos profissionais.

O Flamengo está inserido no Grupo D do Super Mundial de Clubes e fará sua estreia no torneio contra o Espérance (TUN) no dia 16 de junho. Quatro dias depois, o Mengão enfrentará o Chelsea (ING). Por fim, o Rubro-Negro encerraria a fase inicial contra o León (MEX), no entanto, a equipe não poderá participar do campeonato devido ao fato de ter o mesmo proprietário que o Pachuca (MEX). Assim, o substituto do time mexicano ainda será anunciado pela FIFA.

Publicado em colunadofla.com