A frase entoada pela torcida rubro-negra pode sofrer modificações ao final do ano. Isso se deve ao fato de que o Mais Querido irá competir em intercontinentais com a equipe profissional de futebol, bem como com o time sub-20 e com a equipe de basquete. O Orgulho da Nação garantiu sua vaga no sábado (19), ao vencer a Champions League das Américas contra o Boca Juniors (ARG). Confira as datas e os possíveis adversários do Mengão.
Entre os dias 14 de junho e 13 de julho, o Flamengo participará do Mundial de Clubes da FIFA, que ocorrerá nos Estados Unidos. O Rubro-Negro, sob a liderança de Filipe Luís, integra o Grupo D, ao lado do Chelsea (ING) e do Espérance de Tunis (TUN). Haverá ainda um terceiro adversário, que será definido após a exclusão do León (MEX). O Mengão busca o bicampeonato, após ter conquistado o título em 1981.
Atualmente campeão do mundo sub-20, o Flamengo tentará conquistar o bicampeonato dessa competição. A data e o local ainda não foram definidos, mas há uma tendência de que o evento ocorra no Maracanã e em agosto, caso o modelo do ano anterior, que teve como adversário o Olympiacos (GRE), seja repetido. Ao contrário da categoria profissional, a disputa na base ocorre em jogo único, entre o campeão da Libertadores da categoria e o vencedor da Liga Jovem da UEFA, que é a Champions League da base.
Neste momento, o torneio está nas semifinais, que acontecerão na próxima sexta-feira (25). O Red Bull Salzburg (AUT) enfrentará o Trabzonspor (TUR). Do outro lado da chave, o Barcelona (ESP) medirá forças com o AZ Alkmaar (HOL). Além disso, a grande final já possui data marcada e será realizada no dia 28 de abril.
Ao vencer o Boca Juniors no sábado (19) e levantar o troféu da Champions League Américas de Basquete, o Flamengo assegurou sua participação no Mundial de Clubes da modalidade. É importante ressaltar que o Mengão busca o tricampeonato, após as conquistas em 2014 e 2022. A edição de 2025 ocorrerá em Singapura, em setembro, ao final.
Assim, o torneio reunirá os campeões das Américas, da África, da Ásia, da Europa e da NBA G League Ignite. Ademais, a FIBA, responsável pela organização da competição, costuma convidar uma equipe para completar o sexto participante. Existe a possibilidade de que um time da casa, neste caso, Singapura, participe do Mundial.
Publicado em colunadofla.com