Papa Francisco falece aos 88 anos; pontífice recebeu camisa do Flamengo quatro vezes

O líder supremo da Igreja Católica, Jorge Mario Bergoglio, conhecido amplamente como Papa Francisco, faleceu na madrugada desta segunda-feira (21) no Vaticano, aos 88 anos. Com uma trajetória de quase 12 anos à frente da Igreja, o pontífice perdeu a vida em decorrência de uma pneumonia bilateral. Além de sua devoção religiosa, ele era um entusiasta do futebol e torcedor confesso do San Lorenzo, da Argentina, tendo recebido a camisa do Flamengo em quatro ocasiões distintas.

A primeira vez que o Papa Francisco foi agraciado com uma camisa do Flamengo ocorreu em abril de 2013, quando recebeu o presente das mãos do ex-presidente rubro-negro Márcio Braga. Em julho do mesmo ano, o pontífice recebeu o Manto Sagrado de Zico, um dos maiores ídolos da equipe, durante a Jornada Mundial da Juventude (JMJ).

Recentemente, em 2023, o Papa Francisco teve a oportunidade de receber novamente uma camisa do Flamengo, desta vez de um torcedor rubro-negro, enquanto se deslocava no ‘Papamóvel’. Por último, Jorge Mario Bergoglio foi homenageado com o Manto Sagrado pela quarta vez em 2024, durante um encontro com Ilan Goldfajn, presidente do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID).

Além de ter recebido a camisa do Flamengo em quatro ocasiões, o Papa Francisco também foi homenageado no Maracanã. Esse momento ocorreu em julho de 2013, quando uma grande bandeira foi estendida no gramado do ‘Templo Sagrado’, dando as boas-vindas ao pontífice argentino que chegava ao Rio de Janeiro para participar da JMJ.

Publicado em colunadofla.com