O Santos nutria esperanças de contratar Tite. Contudo, após receber o ‘não’ do treinador gaúcho, o clube da Vila Belmiro decidiu firmar um acordo com a comissão técnica do ex-Flamengo. Assim, Cléber Xavier, auxiliar do Mengão em 2024, assume como o novo técnico do time paulista. Outros ex-integrantes do rubro-negro também se juntam ao clube da Baixada Santista.
Matheus Bachi, filho e assistente de Tite, será o auxiliar de Cléber Xavier. Ademais, César Sampaio, que atuou no Flamengo em 2023 e 2024 e já estava no Santos, permanecerá no clube da Vila Belmiro. O preparador físico Fabio Mahseredijan também acompanhará a nova comissão técnica, que já trabalhava em conjunto desde os tempos da Seleção Brasileira, embora sem a presença do ‘comandante’ do grupo, Tite.
Tite e sua comissão já estavam quase acertados para se juntar ao Corinthians. No entanto, no dia da assinatura do contrato, o treinador enfrentou uma crise de ansiedade e optou por recuar para priorizar sua saúde. Consequentemente, o time de Itaquera contratou Dorival Júnior. Em contrapartida, Cléber Xavier decidiu seguir sua ‘carreira solo’ como treinador.
Dois fatores influenciaram a decisão do Santos em escolher Cléber Xavier. O primeiro é que o novo treinador possui um bom conhecimento sobre Neymar, com quem trabalhou em duas Copas do Mundo pela Seleção Brasileira. Além disso, a metodologia similar à de Tite agradou à diretoria do clube da Vila Belmiro.
Cléber, Matheus, Fabio e César Sampaio, junto de Tite, conquistaram um título no Flamengo: o Campeonato Carioca de 2024. O grupo foi demitido em setembro do ano passado, após a eliminação na Copa Libertadores da América, contra o Peñarol (URU), nas quartas de final. Além disso, o Mengão não conseguiu acompanhar a disputa pelo título do Brasileirão, o que contribuiu para a saída da comissão.
Publicado em colunadofla.com