O árbitro Ramon Abatti Abel assinalou um pênalti para o Palmeiras que ocorreu fora da área, não expulsou Gustavo Gómez, que cometeu duas faltas para cartão amarelo, e ignorou a joelhada de Weverton em Léo Ortiz. Mesmo diante dessas controvérsias, o Flamengo triunfou no Allianz Parque, com um placar de 2 a 0, e se aproximou do adversário na disputa pela liderança do Campeonato Brasileiro, em uma partida correspondente à décima rodada.
Duas jogadas foram determinantes para o desfecho do confronto: Rossi defendeu um pênalti cobrado por Piquerez no primeiro tempo, e Arrascaeta sofreu uma falta que resultou em outra penalidade na etapa final. Para completar, o Mengão consolidou a vitória no último instante, com um gol de Ayrton Lucas. Dessa forma, o Flamengo alcançou 21 pontos no Campeonato Brasileiro, um a menos que o Palmeiras.
Sob o gramado sintético, o Palmeiras iniciou o jogo controlando a partida e rondando a meta de Rossi. Aos 11 minutos, a equipe da casa realizou um cruzamento, e Varela tocou a bola com a mão fora da área. No entanto, Ramon Abatti Abel, mesmo com a ajuda do VAR, interpretou o lance como dentro da área e marcou pênalti. Na cobrança, o goleiro argentino fez valer a máxima: ‘O goleiro é o herói’, e defendeu a batida de Piquerez.
Com dificuldades para criar oportunidades de gol, o Flamengo registrou sua primeira finalização somente aos 27 minutos. Contudo, essa tentativa não ofereceu risco às traves de Weverton. Isso se deu porque Evertton Araújo teve espaço para um arremate de longa distância, mas hesitou. Quando finalmente decidiu chutar, foi bloqueado pela defesa adversária.
Embora enfrentasse dificuldades para ameaçar o gol, o Flamengo começou a ter maior posse de bola e a sofrer menos com os ataques do Palmeiras. Um indicativo disso é que, até os 39 minutos, nenhuma das equipes havia conseguido finalizar. O ‘quebra’ desse jejum foi promovido por Lucas Evangelista. Entretanto, quando ocorreu o chute, a bola não trouxe qualquer perigo, pois foi interceptada pela zaga rubro-negra.
No último lance do primeiro tempo, o Flamengo chegou a causar preocupação. Após um chute bloqueado na entrada da área, a bola sobrou para Everton Cebolinha. Apesar de estar desequilibrado, conseguiu finalizar. Contudo, o goleiro Weverton estava bem posicionado e conseguiu realizar a defesa. Assim, o árbitro encerrou a primeira etapa sem que nenhuma das equipes tivesse balançado as redes.
No segundo tempo, a partida começou de maneira mais intensa. Com a entrada de Michael no lugar de Everton Cebolinha, o Flamengo ganhou mais força pelo lado esquerdo. Aos 10 minutos, o camisa 30 encontrou espaço e fez um cruzamento rasteiro. Arrascaeta tentou completar, mas Weverton se antecipou e abafou o cruzamento.
Na sequência do lance, o Flamengo foi obrigado a realizar uma substituição. O volante Gerson caiu em campo, colocando as mãos no joelho esquerdo. Com dores, o camisa 8 deu lugar a Danilo. O camisa 13 ocupou a lateral direita, enquanto Varela passou a atuar como volante.
Aos 15 minutos, o Flamengo teve uma das melhores oportunidades da partida para abrir o placar. Luiz Araújo avançou pela direita e fez um belo passe para Bruno Henrique. O camisa 27 invadiu a área e tentou passar para Michael, que ficaria livre na entrada da pequena área. No entanto, a defesa palmeirense conseguiu afastar o perigo e evitou o gol do Fla.
Contudo, o talento aparece nos momentos cruciais! Embora estivesse ausente durante boa parte do jogo, Arrascaeta invadiu a área e foi derrubado por Murilo. Após revisão do VAR, o árbitro assinalou pênalti aos 28 minutos. Na cobrança, com grande categoria, o camisa 10 deixou o goleiro Weverton no chão e saiu para a comemoração. O Mengão na frente, 1 a 0!
Na fase final, o Palmeiras começou a utilizar sua estratégia habitual: cruzamentos na área para Flaco López. Enquanto tentava pressionar, o Flamengo encontrou espaço para um contra-ataque. Em uma bela troca de passes entre Ayrton Lucas e Wallace Yan, que entraram no segundo tempo, o lateral decidiu a partida com um toque sutil na saída de Weverton. VAMOS, FLAMENGO!!!
O Flamengo realizará seu último jogo antes do Mundial de Clubes no próximo domingo (01), contra o Fortaleza, no Maracanã, a partir das 18h30 (horário de Brasília). Este confronto é válido pela 11ª rodada do Campeonato Brasileiro. Antes disso, o Mais Querido enfrenta um compromisso decisivo na Libertadores, contra o Deportivo Táchira (VEN), também no Rio de Janeiro. A partida ocorrerá na quarta-feira (28), às 21h30 (de Brasília).
Escalação do Palmeiras: Weverton; Giay, Gustavo Gómez, Murilo e Piquerez; Emiliano Martínez, Lucas Evangelista e Mayke; Facundo Torres, Estêvão e Vitor Roque. Técnico: João Martins (Abel Ferreira cumpriu suspensão).
Escalação do Flamengo: Rossi; Varela, Léo Ortiz, Léo Pereira e Alex Sandro; Evertton Araújo, Gerson e Arrascaeta; Luiz Araújo, Cebolinha e Bruno Henrique. Técnico: Filipe Luís.
Publicado em colunadofla.com