De La Cruz não participou do jogo em que o Flamengo venceu o Palmeiras por 2 a 0, realizado no último domingo (25), pelo Campeonato Brasileiro. Assim, tal como parte da torcida rubro-negra, o jogador uruguaio assistiu à partida de casa e expressou sua indignação em relação à atuação de Ramon Abatti Abel, árbitro da partida.
Por meio das redes sociais, De La Cruz enviou uma mensagem ao árbitro após a marcação de um pênalti controverso a favor do Palmeiras: ‘Vale destacar que o meio-campista não ficou à disposição do técnico Filipe Luís, pois está em processo de recuperação de uma entorse no joelho esquerdo. Dessa forma, o uruguaio deve retornar aos gramados apenas no Super Mundial de Clubes, que ocorrerá nos Estados Unidos.’
É importante ressaltar que o Palmeiras foi favorecido em três situações durante o primeiro tempo. A primeira controvérsia surgiu aos 20 minutos, quando Ramon Abatti Abel assinalou um pênalti para a equipe paulista em decorrência de um toque de mão de Varela. Naquele momento, a infração cometida pelo lateral do Flamengo ocorreu fora da área, no entanto, mesmo após consultar o VAR, o árbitro decidiu manter a marcação do pênalti, que foi defendido pelo goleiro Rossi.
Na sequência, o árbitro ‘aliviou’ a situação de Gustavo Gómez. O zagueiro do Palmeiras já possuía um cartão amarelo, mas após uma entrada violenta em Luiz Araújo aos 43 minutos do primeiro tempo, Ramon Abatti Abel optou por não mostrar o segundo cartão amarelo e expulsar o jogador. Para finalizar as controvérsias do primeiro tempo, o juiz ignorou uma joelhada aplicada por Weverton em Léo Ortiz dentro da área.
Publicado em colunadofla.com