Se a equipe comandada por Filipe Luís conseguiu triunfar sobre o Palmeiras no profissional, o panorama foi distinto nas categorias de base. Na 12ª rodada do Campeonato Brasileiro Sub-20, o time paulista superou o Flamengo com um placar de 2 a 1 na Arena Barueri, de virada, nesta segunda-feira (26). Consequentemente, o adversário abriu uma vantagem de sete pontos em relação ao Mengão. Em outras palavras, se o atual campeão da Libertadores da categoria tivesse conquistado a vitória, estaria muito mais próximo.
Atualmente, o Palmeiras soma 27 pontos, seguido pelo Athletico-PR, que contabiliza 22. O Flamengo permanece em terceiro lugar, com 20 pontos. Contudo, durante o restante da rodada, Juventude, Bragantino, Vasco, Fortaleza e América-MG têm a possibilidade de ultrapassar o Rubro-Negro.
Apesar de atuar como visitante, o Flamengo começou a partida de forma mais eficiente e quase inaugurou o placar no primeiro ataque, com Pedro Leão, que acertou a rede pelo lado de fora. Entretanto, o camisa 9 não desperdiçou a oportunidade seguinte. Shola cruzou para a área, o lateral Gusttavo escorou, e o centroavante mandou a bola para o fundo das redes.
Entretanto, o mesmo Gusttavo teve uma participação negativa ao cometer uma falta. Após um contra-ataque do Palmeiras, o lateral rubro-negro cometeu pênalti. Na cobrança realizada no final do primeiro tempo, Thalys igualou o placar, em uma batida que o goleiro do Flamengo, Léo Nanetti, chegou a tocar.
Nos primeiros minutos do segundo tempo, o Palmeiras teve outra chance de contra-ataque. Heitor recebeu completamente livre pela direita, avançou até a área e apenas rolou a bola para Thalys, que virou o jogo, colocando os mandantes na frente. O técnico Nuno Campos tentou colocar o time em uma posição ofensiva, mas o empate não ocorreu. É importante ressaltar que o Flamengo enfrentou ausências significativas, como Iago, Guilherme e Lorran, três pilares da campanha do Mengão no torneio.
Em março deste ano, Flamengo e Palmeiras se enfrentaram na final da Libertadores Sub-20. Naquela ocasião, o Mais Querido saiu vencedor, triunfando nos pênaltis após um empate em 1 a 1 no tempo regulamentar. Assim, o Mengão se qualificou para participar do Mundial de Clubes em agosto.
Publicado em colunadofla.com