CBF atende pedido do Flamengo e diminui número de partidas no Campeonato Carioca

A eleição de Samir Xaud para a presidência da Confederação Brasileira de Futebol (CBF) trouxe uma mudança significativa ao calendário nacional: a partir de 2026, os Campeonatos Estaduais terão suas datas reduzidas de 16 para 11. Essa medida, anunciada durante a cerimônia de posse, atende a uma antiga reivindicação de diversos clubes, incluindo o Flamengo.

A proposta vinha sendo debatida nos bastidores mesmo antes da eleição e reflete as conversas realizadas com clubes, dirigentes e representantes de federações. Essa alteração beneficia não apenas os apoiadores de Xaud, como o Palmeiras e o Botafogo, mas também equipes que não fazem parte do bloco de aliados, como o próprio Flamengo, que já havia solicitado essa reformulação em conjunto com a Libra e a LFU.

Em uma nota conjunta divulgada na véspera da eleição de Xaud, os clubes da Libra e da LFU solicitaram mudanças no calendário. Assim, entre os principais pontos do documento, estava a redução do tempo dedicado aos Estaduais, que prejudicam a preparação para competições nacionais e internacionais.

O Flamengo se prepara para enfrentar mais uma decisão na temporada. Nesta quarta-feira (28), o Mengão irá competir contra o Deportivo Táchira (VEN), pela última rodada da fase de grupos da Libertadores. A partida está marcada para as 21h30 (horário de Brasília), no Maracanã.

Publicado em colunadofla.com