Os torcedores do Flamengo mantêm com orgulho a memória de que conquistaram o título de campeões mundiais. Esse feito ocorreu no dia 13 de dezembro de 1981, quando Zico e seus companheiros triunfaram por 3 a 0 sobre o Liverpool (ING), no Japão.
Sob o comando do técnico Paulo Cesar Carpegiani, a equipe entrou em campo formada por Raul, Leandro, Marinho, Mozer e Junior; Andrade, Adílio e Zico; Lico, Tita e Nunes. O confronto teve lugar no Estádio Nacional de Tóquio, com a arbitragem do mexicano Rúbio Vazques.
Conforme relatos de jogadores do Flamengo, os atletas do Liverpool demonstravam desprezo em relação aos rubro-negros. Isso porque Zico, Junior e seus colegas chegaram ao estádio com descontração, sorrisos e tocando pagode. Dessa forma, os ingleses estranharam a situação e não disfarçavam um ‘ar de superioridade’ antes do início da partida.
No entanto, assim que a bola começou a rolar, o espetáculo do Flamengo teve início. Com apenas 13 minutos de jogo, Zico fez um belo passe por cima da defesa do Liverpool, e Nunes, frente a frente com o goleiro, balançou as redes. Essa dupla se destacou novamente ao longo da partida.
Aos 34 minutos, Zico cobrou uma falta com força, a bola quicou no gramado e o goleiro Bruce Grobbelaar conseguiu desviar. No rebote, Adílio apareceu para empurrar a bola para as redes, aumentando a vantagem. Com 41 minutos do primeiro tempo, novamente o eterno camisa 10 da Gávea lançou uma bola em profundidade, e o ‘Artilheiro das Decisões’ finalizou para o fundo das redes na saída do goleiro: 3 a 0.
Na segunda etapa, o Flamengo apenas administrou a vantagem. O Liverpool, ‘nocauteado’, não teve forças para reagir. Assim, o Mais Querido fez o ‘relógio correr’ e assegurou o título mundial, tornando-se o segundo clube brasileiro a alcançar esse feito, após o bicampeonato do Santos de Pelé, em 1962 e 1963.
Até 2004, o título do Mundial de Clubes era disputado em uma única partida, entre o campeão da Libertadores e o vencedor da Liga dos Campeões da UEFA. Por essa razão, o Flamengo de 1981 se classificou para o torneio após vencer o Cobreloa (CHI) na final continental, com um placar de 2 a 0 no terceiro e decisivo jogo.
O Liverpool, por sua vez, conquistou o campeonato continental, que na época era denominado Taça dos Clubes Campeões Europeus, ao derrotar o Real Madrid (ESP) por 1 a 0 na final, realizada no Estádio Parque dos Príncipes, em Paris, França. Esse foi o terceiro título continental do clube em sua história.
O Flamengo teve a oportunidade de disputar o Mundial de Clubes em mais duas ocasiões. Com um novo formato, que inclui campeões de outros continentes, o Rubro-Negro buscou o bicampeonato em 2019 e 2022 (realizado em 2023 devido à pandemia). Com a equipe comandada por Jorge Jesus, o Mengão venceu a semifinal contra o Al Hilal (SAU) por 3 a 1, mas foi derrotado na final pelo Liverpool, por 1 a 0, na prorrogação.
Em 2023, o Flamengo não conseguiu avançar além da semifinal, sendo superado pelo Al Hilal, por 3 a 2. Assim, o Rubro-Negro disputou o terceiro lugar, vencendo o Al Ahly (EGI) por 4 a 2. O Real Madrid, com Vini Jr, acabou se sagrando campeão ao derrotar os sauditas na final por 5 a 3, com dois gols do ex-jogador do Mengão.
Agora, o Flamengo terá mais uma oportunidade de conquistar o troféu. Em junho e julho, será realizado o novo Mundial de Clubes, que contará com 32 equipes. A FIFA tem se referido ao torneio como a Copa do Mundo de Clubes, uma vez que segue o mesmo formato da tradicional copa de seleções.
No futebol de base, o Flamengo já possui um título mundial. Em 2024, o Rubro-Negro conquistou a Libertadores Sub-20 ao vencer o Boca Juniors (ARG) e enfrentou o Olympiacos (GRE) no Maracanã. Vencendo de virada, o Mais Querido, sob a direção de Filipe Luís, triunfou por 2 a 1. O bicampeonato pode ocorrer em 2025, já que novamente o Mengão conquistou o troféu continental, desta vez sobre o Palmeiras, e enfrentará o Barcelona (ESP) em agosto, novamente no Rio de Janeiro.
No basquete, o Orgulho da Nação é bicampeão mundial. Em 2014, a equipe, liderada por Marcelinho Machado, venceu o campeão europeu Maccabi Electra (ISR), por 90 a 77, no Maracanãzinho. Em 2021, Olivinha e seus companheiros viajaram ao Egito e derrotaram o Hereda San Pablo Burgos (ESP), por 75 a 62.
Publicado em colunadofla.com