Jorginho chegou ao Flamengo durante esta janela de transferências, com a finalidade de conduzir o clube à conquista dos principais títulos da temporada. Os torcedores estão cientes de que o jogador passou por renomados clubes na Europa, mas uma dúvida persiste: qual time foi responsável pela revelação de Jorge Luiz Frello Filho? A resposta é o Hellas Verona (ITA).
Aos 14 anos, Jorginho realizou testes em grandes clubes de São Paulo, enquanto ainda residia no Brasil, mais especificamente em Santa Catarina. Contudo, nenhuma equipe demonstrou interesse em seu talento. Diante disso, o atual jogador do Flamengo decidiu embarcar para a Itália aos 15 anos.
— Antes de ir pra lá, eu tinha feito testes em clubes de São Paulo, mas nenhum deles me aprovou. Voltei para a minha cidade, Imbituba, onde um empresário italiano me convidou para treinar nesse clube que ele estava gerenciando. Ele disse que quem fosse bem teria uma pequena chance de ir para a Itália. Qual criança não sonha jogar na Europa -, afirmou Jorginho em uma entrevista concedida à ESPN.
Inicialmente, Jorginho atuou em um clube amador, fundado por empresários na Itália. A equipe, no entanto, não obteve sucesso, e o jovem começou a buscar novas oportunidades no país, almejando realizar seu sonho de se tornar jogador de futebol.
Jorginho conquistou um espaço no Hellas Verona a partir da temporada de 2010. Assim, o atleta surgiu para o cenário do futebol por meio desse pequeno clube italiano. Graças a suas boas atuações, clubes de maior expressão na Itália demonstraram interesse em sua contratação.
O Napoli (ITA) venceu a concorrência de outras equipes europeias e assegurou a contratação de Jorginho por 9,50 milhões de euros na temporada de 2014. No clube italiano, ele conquistou a Taça da Itália e a Supercopa da Itália nas temporadas 2013/2014 e 2014/2015.
Devido ao seu excelente desempenho no Napoli, o Chelsea (ING) tornou-se atento ao jogador e o contratou por 57 milhões de euros na temporada de 2018. Na equipe inglesa, Jorginho foi agraciado com a UEFA Europa League, a Champions League, a Supercopa da UEFA e o Mundial de Clubes.
Em 2021, Jorginho foi laureado com o prêmio de melhor jogador da Europa. Essa conquista se deve ao fato de que o meio-campista, além de vencer a UEFA Champions League, levantou o troféu da Eurocopa com a Itália em 2020, em Wembley, contra a Seleção da Inglaterra.
Posteriormente, Jorginho transferiu-se para o Arsenal (ING) e atuou na equipe inglesa até o final da temporada 2024/2025. Atualmente, o jogador possui um contrato válido até 2028 com o Flamengo, onde utiliza a camisa 21.
Publicado em colunadofla.com