O elenco do Flamengo se encontra a poucos dias de sua estreia no Mundial de Clubes da FIFA. A primeira partida do Mengão na competição global ocorrerá nesta segunda-feira (16), contra o Espérance de Tunis (TUN), na rodada inaugural da fase de grupos. Com o intuito de iniciar o torneio com o “pé direito”, a equipe comandada por Filipe Luís espera se aproveitar do excelente histórico em confrontos com equipes africanas.
Ao longo de sua trajetória, o Flamengo já se deparou com times africanos em 22 ocasiões, acumulando 15 vitórias, seis empates e apenas uma derrota. É importante ressaltar que algumas dessas partidas foram contra seleções locais, prática comum nas décadas passadas. Ademais, a única derrota do Mengão ocorreu em 1985, contra a Líbia.
Na estreia do Mundial de Clubes, Flamengo e Espérance de Tunis se enfrentaram em 1993, na final do “Troféu Esperance Sportive”. Naquela oportunidade, o Mais Querido saiu vitorioso diante da equipe tunisiana, com um placar de 1 a 0, garantindo a taça para a Gávea, graças ao gol de Marcelinho Carioca.
Atualmente, o Espérance chega “embalado” para o confronto com o Flamengo. Isso se deve ao fato de que o adversário do Mengão conquistou a Copa da Tunísia no início de junho, ao derrotar o Stade Tunisien (TUN) por 1 a 0. O título, vale destacar, foi o segundo conquistado pelo adversário em um mês, uma vez que a equipe tunisiana também faturou a liga nacional no dia 11 de maio.
O Flamengo fará sua estreia no Super Mundial de Clubes contra o Espérance de Tunis em 16 de junho. A partida está agendada para às 22h (horário de Brasília), no Lincoln Financial Field, na Flórida. Em seguida, o time de Filipe Luís enfrentará o Chelsea, no dia 20, no mesmo estádio. Por fim, o Rubro-Negro encerrará sua participação na fase inicial contra o Los Angeles FC (EUA), no dia 24, em Orlando.
Publicado em colunadofla.com