De sonho não realizado na China ao Mundial nos EUA: a Copa do Mundo de Clubes está prestes a começar

Quando o Flamengo conquistou a Libertadores de 2019, logo após o apito final, as placas de publicidade do Estádio Monumental de Lima anunciavam: ‘ ‘. Isso significa que o Mengão estava qualificado para a Copa do Mundo de Clubes que ocorreria dois anos depois, com a participação de 24 equipes. No entanto, devido à pandemia, o torneio foi cancelado. Agora, finalmente, a competição se torna realidade e terá início neste sábado (14).

O primeiro confronto do novo formato da FIFA será entre Al Ahly (EGI) e Inter Miami (EUA), equipe de Lionel Messi, a partir das 21h (horário de Brasília) deste sábado (14). Assim sendo, SporTV (canal fechado), CazéTV (streaming) e DAZN (streaming) transmitirã o duelo. Portanto, a competição, que estava planejada para ser realizada há quatro anos, agora se concretiza. Você se recorda de como seria a competição na China?

Com a conquista da Libertadores em 2019, o Flamengo se tornou o primeiro clube brasileiro a ser confirmado no novo Mundial, que acabou não se realizando. A competição na China já contava com oito cidades-sedes definidas e seria composta por 24 clubes, ou seja, oito a menos do que o torneio que terá início neste sábado (14).

Ademais, a FIFA havia estabelecido apenas a quantidade de vagas para as equipes europeias (oito) e sul-americanas (seis). Já os outros continentes ainda não tinham uma distribuição definida. Além disso, as datas estavam previamente estabelecidas, de 17 de junho a 04 de julho de 2021.

No dia 17 de março de 2020, a FIFA anunciou o adiamento do Mundial devido à pandemia, que começava a preocupar o mundo exatamente naquele mês. Isso gerou frustração entre os torcedores do Flamengo, que tinha a vaga garantida no torneio. Surgiu a dúvida: a participação assegurada com o título da Libertadores de 2019 ainda seria válida para a nova disputa?

Com a definição do Mundial de Clubes para 2025, a vaga conquistada pelo Flamengo em 2019 perdeu sua validade, uma vez que o torneio nos Estados Unidos contemplará os campeões da Libertadores de 2021 a 2024. Contudo, o Mengão conseguiu outra classificação.

Isso se deve ao fato de que, em 2022, o Flamengo conquistou o tricampeonato da Copa Libertadores da América, de forma invicta. Na partida final, Gabigol anotou o gol do título contra o Athletico-PR, em Guayaquil, no Equador. Assim, o maior clube do Brasil está novamente garantido na principal competição do planeta.

Após a pandemia, a Europa lutou para aumentar o número de vagas no Mundial e conseguiu, passando de oito para 12. Com isso, a FIFA também distribuiu as classificações até chegar a 32. Além disso, o formato do torneio será semelhante ao da Copa do Mundo de Seleções, com oito grupos de quatro equipes, onde os dois primeiros de cada grupo avançarão para a fase eliminatória.

Após muitos debates, a pandemia e incertezas, o Mundial de Clubes finalmente vai começar. Em breve, o Inter Miami, de Messi e Suárez, enfrentará o maior campeão africano, o Al Ahly. O Flamengo fará sua estreia na segunda-feira (16), contra o Espérance, na Flórida, às 22h (horário de Brasília).

Publicado em colunadofla.com