Elio Sizenando, atual técnico do Pouso Alegre-MG, recordou com muito carinho os primeiros passos de Emerson Royal. Durante a conversa, o comandante relembrou a chegada do lateral à Ponte Preta e falou sobre a promessa que fez quando o atleta sofreu uma fratura no braço e expressou medo de ser dispensado da equipe do interior de São Paulo.
‘Ele chegou comigo na Ponte Preta, em 2015, através de uma avaliação. Logo no primeiro período, eu aprovei e gostei muito do jogador. Ele estava em um momento de desenvolvimento do biotipo. Tinha uma passada larga, era magro. Foi no seu primeiro ano no sub-17, quando ainda contava com apenas 16 anos. Emerson foi aprovado, tudo certo, mas no seu primeiro jogo no Paulista, acabou quebrando o braço contra o Flamengo-SP’, declarou, antes de concluir:
‘Ele ficou bastante abatido com essa lesão, reclamava muito no ‘DM’ preocupado e temeroso de ser dispensado. Contudo, o fisioterapeuta conversou comigo e eu o tranquilizei, afirmando que ele não seria mandado embora. Prometi que o esperaria se recuperar e que ele iria para a Copa BH. Eu consegui mudar a chave dele naquele momento’, finalizou.
‘A passada e a qualidade técnica do Emerson me chamaram bastante atenção. Era possível perceber o potencial dele tanto na marcação quanto na chegada ao ataque vindo de trás. Ele poderia até ter atuado em mais posições ao longo da carreira, pois é um jogador versátil’, frisou, antes de finalizar:
‘Nós observamos jogadores com potencial, mas isso não é garantia de sucesso. Eu ajudei vários atletas na época da Ponte Preta. Um deles foi Fabinho, que já jogou no Liverpool (ING) e atualmente atua na Arábia. Eu enxerguei muito potencial em Emerson. Sua chegada, marcação e poder aéreo eram excelentes. Em 2016, houve uma competição no Rio Grande do Sul onde ele se destacou bastante, chamando atenção a nível de Seleção. Aquilo deu o ‘start’ na carreira dele e foi o que aconteceu’, concluiu.
Elio Sizenando também comentou sobre a trajetória de Emerson Royal no futebol europeu. Na visão do treinador, o lateral fez a escolha certa ao retornar ao Flamengo. O profissional destacou que Filipe Luís pode ser uma peça fundamental na ‘virada de chave’ do jogador.
‘Ele não conseguiu se desenvolver, mas acredito que no Flamengo ele pode voltar a ter um bom desempenho. Por estar mais maduro e tendo escolhido o Flamengo para seu retorno ao futebol brasileiro, ele pode se tornar competitivo novamente. O treinador jovem, como Filipe Luís, pode auxiliar na formação dele na lateral, ainda mais com o time sendo bem ofensivo. Jogar no Flamengo não é uma tarefa fácil, mas acredito que ele pode conseguir essa virada de chave’, disse Elio.
P: Com as características de Royal, ele tem tudo para se encaixar no time do Flamengo? Como pode se adaptar ao esquema de Filipe Luís?
R: ‘Ele vai se encaixar, pois Filipe Luís aprecia laterais que defendem bem e também fazem boas chegadas ao ataque. Ele compreenderá bem o estilo de Emerson, assim como era com Wesley. É um lateral surpresa. Essa transferência para o Flamengo será benéfica tanto para o atleta quanto para o clube.’
R: ‘Conversei com Emerson há um mês; tenho um bom relacionamento com ele. Sempre trocamos ideias sobre tudo. Já abordei com ele questões de posicionamento. Ele é um jovem muito simples e humilde, e estamos sempre em contato. Ele frequentemente pergunta sobre o que eu achei das suas atuações.’
R: ‘Meu recado para Emerson é que ele compreenda o mais rápido possível o que significa ser parte do Flamengo, um dos maiores clubes do mundo. Que ele esteja disposto a aprender. Ele chega para lutar por títulos, o que é importante, e que deseje aprender para continuar a ter sucesso na carreira. Se tiver sucesso no Flamengo, certamente, com a escassez de laterais no Brasil, ele conseguirá retornar à Seleção Brasileira.’
Emerson Royal chegou ao Rio de Janeiro na manhã do último sábado (26). Nesse mesmo dia, o lateral direito realizou exames médicos e assinou um contrato de três anos e meio com o Mengão. Assim, no domingo (27), o atleta, junto a Saúl Ñíguez, teve o primeiro contato com a torcida no Maracanã. Por fim, nesta terça-feira (29), ocorrerá a apresentação oficial do jogador, às 14h30 (horário de Brasília), no CT Ninho do Urubu.
Publicado em colunadofla.com