Conmebol anuncia a data da final da Libertadores 2026 e apresenta o calendário completo

O Flamengo almeja conquistar o tetracampeonato da Libertadores neste ano. Se obtiver êxito, o Mais Querido dará início à busca pelo penta em 2026. A trajetória em direção à Glória Eterna na próxima temporada já pode ser esboçada, uma vez que a Conmebol anunciou, nesta segunda-feira (28), as datas das partidas do torneio continental. A grande final, em local ainda a ser definido e, mais uma vez, em jogo único, ocorrerá no dia 28 de novembro.

As fases preliminares ocorrerão de 02 de fevereiro a 15 de março. O sorteio dos grupos está agendado para 18 de março. A primeira rodada da fase de grupos será entre 7 e 9 de abril, seguida pela segunda rodada de 14 a 16 de abril. A terceira rodada da fase de grupos será entre 28 e 30 de abril, enquanto a quarta rodada está prevista para 5 a 7 de maio. A quinta rodada ocorrerá de 19 a 21 de maio, e a sexta rodada de 26 a 28 de maio. O sorteio das oitavas de final acontecerá em 3 de junho. Haverá uma pausa para a Copa do Mundo, que será realizada de 11 de junho a 19 de julho. As oitavas de final estão programadas para os dias 12 de agosto (ida) e 19 de agosto (volta). As quartas de final ocorrerão em 9 de setembro (ida) e 16 de setembro (volta). A semifinal será disputada em 14 de outubro (ida) e 21 de outubro (volta). A grande final está marcada para 28 de novembro.

A primeira fase será realizada entre abril e maio, com três rodadas no quarto mês do ano e outras três no quinto. Antes disso, a Conmebol realizará o sorteio dos grupos, agendado para o dia 18 de março. Em seguida, a Libertadores fará uma pausa para a disputa da Copa do Mundo de Seleções, que acontecerá entre junho e julho, nos Estados Unidos, Canadá e México.

Os confrontos eliminatórios ocorrerão no segundo semestre, com uma fase a cada mês: as oitavas em agosto, as quartas em setembro, as semifinais em outubro e a decisão no dia 28 de novembro. O local da final, entretanto, permanece um grande mistério, e a Conmebol deve anunciar a sede apenas no final de 2025 ou no início de 2026.

Após enfrentar dificuldades na fase de grupos, onde se classificou em segundo lugar no Grupo C, empatado com LDU (EQU) e Central Córdoba (ARG), o Flamengo agora volta suas atenções para as oitavas de final. No dia 13 de agosto, o Rubro-Negro receberá o Internacional no Maracanã. Uma semana depois, no dia 20 de agosto, o confronto será realizado no Estádio Beira-Rio, valendo uma vaga nas quartas de final.

Quem avançar neste embate brasileiro encontrará um adversário estrangeiro na próxima fase. Isso porque o chaveamento da Libertadores prevê um encontro com o classificado do duelo entre Estudiantes (ARG) e Cerro Porteño (PAR). O jogo de ida será no Paraguai, com o retorno na Argentina, nos mesmos dias dos confrontos entre Flamengo e Internacional.

Publicado em colunadofla.com