O Flamengo se consagrou como o campeão simbólico do primeiro turno do Campeonato Brasileiro. Com a vitória sobre o Mirassol no sábado (09), o clube, conhecido como o Mais Querido, selou essa conquista. No entanto, era necessário aguardar o resultado da partida entre Cruzeiro e Santos, realizada no domingo (10). No Mineirão, a equipe da casa sofreu uma virada, terminando a partida com um placar de 2 a 1. Desta forma, o Mengão concluiu a metade da competição na liderança, com uma vantagem de três pontos.
Com esse resultado, o Cruzeiro ficou com 37 pontos, três a menos que o Flamengo. É importante destacar, entretanto, que o Rubro-Negro ainda tem um jogo pendente neste turno: contra o Sport, na Ilha do Retiro, que foi adiado devido à participação do Flamengo no Mundial de Clubes, em junho. Em contrapartida, os mineiros já completaram os 19 jogos da primeira metade do torneio.
O Cruzeiro dominou o Santos durante o primeiro tempo. A equipe liderada por Neymar teve sorte de não sofrer uma goleada expressiva, graças à brilhante atuação do goleiro Gabriel Brazão, que, vale mencionar, está nos planos do Flamengo para 2026. Contudo, o arqueiro não pôde evitar o gol aos 43 minutos do primeiro tempo, quando Fabrício Bruno, ex-jogador do Mengão, recebeu um cruzamento de Wanderson e, completamente desmarcado, balançou as redes.
Apesar do domínio do Cruzeiro, o Santos teve uma oportunidade rara de empatar nos acréscimos do primeiro tempo, com seu principal jogador. Após um erro na saída de bola da equipe da casa, Neymar recebeu a bola livre, mas acabou isolando a finalização, mesmo dentro da área.
No intervalo, o técnico Cleber Xavier, que foi auxiliar de Tite no Flamengo no ano anterior, promoveu três mudanças que alteraram o rumo da partida. Não demorou para que o Santos conseguisse igualar o placar, com um gol de Guilherme, aos 17 minutos da segunda etapa. Logo em seguida, Kaio Jorge marcou para o Cruzeiro, mas o gol foi anulado pelo VAR devido a uma falta na origem da jogada. Aos 44 minutos, Caballero recebeu um belo passe de Guilherme e virou o jogo.
Na próxima semana, não haverá rodada do Campeonato Brasileiro, pois Flamengo e Palmeiras estarão envolvidos em compromissos pela Libertadores, enquanto o Cruzeiro terá um período de descanso. Entretanto, no domingo (17), o Mais Querido enfrentará o Internacional, no Beira-Rio. O terceiro colocado, Palmeiras, jogará contra o Botafogo, no Engenhão, no mesmo dia. Na segunda-feira (18), os mineiros se enfrentarão com o Mirassol, no interior de São Paulo.
Publicado em colunadofla.com