CBF elabora proposta para reformular o calendário do futebol brasileiro

Eleito presidente da CBF em maio de 2025, Samir Xaud já sinalizou que pretende promover mudanças significativas no futebol brasileiro. Entre as propostas em avaliação, destaca-se a diminuição do número de datas dos Campeonatos Estaduais.

A proposta é que, a partir de 2026, esses torneios ocorram em no máximo 11 datas, visando otimizar o calendário e prevenir a sobrecarga de partidas para clubes e atletas. Durante a coletiva de apresentação, Samir declarou: ‘começou’.

Em suas palavras, ‘Estamos projetando fazer com 11 datas a partir do ano que vem. É uma singela demonstração de que nós queremos mesmo que mude. Nós começaremos com o pé direito’. Ele detalhou que essa iniciativa pode ser um dos principais passos para reformular o calendário nacional e ressaltou a importância do diálogo com as federações estaduais.

‘Já estamos conversando com os presidentes (das federações estaduais) sobre as datas. Não acredito que teremos problemas. Os Estaduais agora terão que se adequar às normas da CBF’, completou o dirigente. Samir expressou confiança de que as competições regionais se adaptarão às novas diretrizes.

Nesta temporada, a CBF definiu 16 datas para a realização dos campeonatos estaduais em todo o território nacional. Assim, os torneios tiveram início em 12 de janeiro e prosseguiram até seu encerramento em 26 de março.

Durante esse período, os clubes competiram nas fases iniciais de seus respectivos estaduais, almejando garantir vantagens para as etapas subsequentes. Em suma, com a programação concentrada nesse intervalo, o calendário nacional tornou-se mais compacto, o que enfatiza a necessidade de ajustes para aprimorar a organização e evitar sobrecargas para as equipes.

Publicado em colunadofla.com