Todo torcedor que acompanha a Copa Libertadores da América está ciente do que ocorre quando um time possui vantagem no placar e a partida se aproxima do final: a famosa ‘cera’. Com o intuito de coibir essa prática, a Conmebol emitiu um comunicado com orientações para eliminar esse tempo perdido nas competições sul-americanas.
“Essas medidas serão aplicadas a todas as competições da entidade reguladora e incluem a execução rigorosa das normas em caso de atrasos desnecessários, bem como um apelo à responsabilidade e à colaboração de todos os atores do futebol: dirigentes, jogadores, comissão técnica, árbitros e torcedores”, informou a Conmebol.
“Com menos tempo perdido, haverá mais jogos. Com mais jogos, as exigências aumentam e, com isso, as partidas e torneios se tornam mais atrativos e isso beneficia clubes e Associações. Entre os principais objetivos estão: minimizar as interrupções causadas por substituições ou atendimento médico, garantir maior controle do tempo para chegar o mais próximo possível dos 90 minutos de jogo e emitir advertências para aqueles que deliberadamente atrasarem o reinício da partida”, acrescentou a Conmebol.
No contexto do futebol sul-americano, quando um time está à frente no placar, é comum que jogadores simulem lesões. Além disso, o goleiro costuma demorar a realizar o tiro de meta. Por fim, se a equipe da casa está vencendo, os gandulas frequentemente atrasam a reposição das bolas ou, em algumas ocasiões, desaparecem com o ‘instrumento de trabalho’. Portanto, após a nota da Conmebol, espera-se que os jogos se tornem mais fluidos a partir desta terça-feira (12), data que marca o início das oitavas de final da Libertadores.
Dessa forma, sob as novas diretrizes da Conmebol contra a cera, o Flamengo fará sua estreia em campo nesta quarta-feira (13), na partida de ida das oitavas de final da Copa Libertadores da América. Assim sendo, a bola rola a partir das 21h30 (horário de Brasília), no Maracanã, diante do Internacional.
Publicado em colunadofla.com