Inicia-se a fase de mata-mata da Libertadores para o Flamengo. Nesta quarta-feira (13), o Mais Querido enfrentará o Internacional, no primeiro jogo das oitavas de final. O Mengão pode promover as estreias de quatro jogadores na competição, uma vez que Emerson Royal, Jorginho, Saúl e Samuel Lino nunca participaram do torneio anteriormente.
No caso de Saúl, não há muito mistério. O meia é espanhol e nunca atuou na América do Sul ao longo de sua carreira. Portanto, não teve a oportunidade de ‘passar nem perto’ de jogar na Copa Libertadores da América. Por outro lado, o jogador possui vasta experiência em competições continentais, com dez participações na Champions League e três na Liga Europa.
Dos cinco reforços contratados na janela do meio do ano, quatro são sul-americanos: Emerson Royal, Jorginho, Carrascal e Samuel Lino. O colombiano já disputou a Libertadores, enquanto os três brasileiros ainda não tiveram essa chance. O lateral até chegou a se aproximar, ao ajudar o Atlético-MG a se classificar para a competição em 2019, mas foi negociado com o Real Betis (ESP) no ano anterior.
— É uma competição muito difícil, a gente sabe da importância dela. É o Internacional, que também tem muita qualidade, a gente sabe da qualidade deles. Temos dois jogos seguidos contra eles, aconteceu mais ou menos parecido contra o Atlético-MG (na Copa do Brasil). A gente vai para ganhar comigo. Sempre gosto de ressaltar, somos o Flamengo. Vamos buscar as vitórias nos dois jogos —, afirmou Emerson, na zona mista do Maracanã no último sábado (09).
Royal, que já participou duas vezes da Champions e uma da Liga Europa, chegou a jogar profissionalmente no Brasil. Contudo, Jorginho nem isso teve a oportunidade de fazer. O volante saiu cedo para a Itália, chegou a vestir a camisa da seleção do país europeu e participou de oito Champions e cinco Ligas Europa.
— A expectativa é grande e a vontade, ainda maior. Estamos nos preparando muito bem para este jogo, que é fundamental e muito importante. Mas, para mim, há também a vontade da minha estreia pessoal nessa competição, que eu assistia tanto quando era pequeno. Com certeza a Nação vai estar com a gente, e estamos muito motivados e felizes por saber que os ingressos estão esgotados. Será uma grande festa, um grande espetáculo, e faremos de tudo para sair com essa vitória, que é tão importante para todos nós —, declarou Jorginho.
Por fim, o outro possível estreante é Samuel Lino. Com uma passagem pela base do Flamengo, o atacante não teve a oportunidade de atuar no time profissional na época. O atleta jogou em equipe adulta no Brasil até 2019, no São Bernardo, e portanto, não pôde entrar em campo na Libertadores. Posteriormente, o cria do Ninho fez carreira na Europa, acumulando duas participações na Champions em seu currículo.
Dos cinco reforços do Flamengo no meio do ano, apenas Carrascal possui experiência na Copa Libertadores da América. O meia disputou o torneio três vezes, entre 2019 e 2021, defendendo as cores do River Plate (ARG). É importante ressaltar que o atleta ainda não atuou pelo Mengão.
Publicado em colunadofla.com