‘Estou aqui para fazer do meu jeito, da minha história, com esse DNA do Flamengo que eu aprendi e que eu conheço desde pequeno’. Com essas palavras, Filipe Luís expressou seu profundo conhecimento sobre o Rubro-Negro. O treinador implementa esse conhecimento à frente da equipe, exigindo empenho e superando os adversários. Na quarta-feira (20), o Mengão garantiu sua classificação às quartas de final da Libertadores ao eliminar o Internacional no Beira-Rio, com um placar de 2 a 0. Estaria surgindo um novo Jorge Jesus? ‘Filipinho’ não se interessa em fazer comparações.
‘Bom, primeiro que eu não posso nunca comparar times passados ao meu time, são jogadores totalmente diferentes. Não posso nunca, jamais me colocar à altura do treinador que estava naquele momento, que era o Jorge Jesus. Se não é o melhor da história, é um dos melhores que passaram aqui no Flamengo. Nunca parecerei, nunca vou fazer algo parecido com o que ele fez. Vou fazer a minha história, o que eu estou aqui para fazer do meu jeito, da minha história, mas sim com esse DNA do Flamengo que eu aprendi e que eu conheço desde pequeno’, disse Filipe Luís.
‘E que é tentar fazer isso, amassar o adversário o máximo tempo possível. Já falei várias vezes, muitas vezes não conseguiremos, muitas vezes jogaremos mal, muitas vezes até jogaremos bem e vamos perder jogos, vamos jogar mal e ganhar. Assim é o futebol, mas a proposta, o modelo de jogo é tentar sempre propor jogos, estar jogando com a bola no chão’, acrescentou o técnico do Flamengo.
Nos tempos de Jorge Jesus, o treinador frequentemente afirmava que gostava de vencer ‘com nota artística’. Ou seja, proporcionando um espetáculo aos adversários. Embora o Flamengo não tenha dominado completamente o Internacional, ao menos não permitiu que o adversário criasse oportunidades. Na verdade, muito pelo contrário. Agustín Rossi não teve que realizar nenhuma defesa, e os gaúchos apenas assustaram nos momentos finais, com uma bola na trave de Borré.
Quem balançou as redes foi o Flamengo! Com os gols de Arrascaeta e Pedro, o Mais Querido venceu por 2 a 0 e agora se prepara para enfrentar o Estudiantes (ARG) nas quartas de final da Libertadores. As partidas estão programadas para as duas últimas semanas de setembro, com o jogo de ida no Rio de Janeiro e o de volta fora de casa.
Publicado em colunadofla.com