Treinador do Uruguai, Marcelo Bielsa pediu para Varela ser mais ofensivo, algo que não acontecia com Tite
Guillermo Varela fez sua estreia na Copa América no ano passado. No entanto, quase não foi convocado por Marcelo ‘El Loco’ Bielsa. Isso ocorreu porque o treinador não estava satisfeito com a performance do lateral no Flamengo, sob o comando de Tite, durante 2023 e 2024. O jogador, que veste a camisa 2 do rubro-negro, revelou a ‘ameaça’ que recebeu do técnico da seleção uruguaia e celebra a nova fase sob a orientação de Filipe Luís.
— Eu quase fiquei fora da Copa América. Uma das razões é que o outro treinador que estava aqui (no Flamengo, Tite) priorizava a defesa, não me deixava passar por fora, para deixar mano a mano o nosso ponta. E Marcelo (Bielsa) me disse: ‘não está atacando, e eu preciso de laterais que ataquem. E se você não faz o que mais me deixa feliz em um lateral, por que você vai jogar?’ —, começou Varela.
— Isso que ele me pedia. A ideia do treinador de hoje em dia (Filipe Luís), que me deixa fazer o que eu gosto, prefiro mil vezes atacar do que defender, estou assim e acredito que hoje estamos todos contentes —, complementou o lateral, em entrevista à Federação Uruguaia de Futebol.
Varela chegou ao Flamengo em 2022. Desde sua estreia até o ano passado, o lateral não havia contribuído com assistências. No entanto, em 2025, esse panorama se alterou. Em 38 partidas nesta temporada, o uruguaio ofereceu cinco passes para gols. O mais recente ocorreu na segunda-feira (25), quando ele realizou um cruzamento preciso para a cabeça de Samuel Lino.
Com a transferência de Wesley para a Roma (ITA), Varela passou a ter mais tempo em campo neste ano. O Flamengo até acertou a contratação de Emerson Royal, mas o uruguaio continua como titular, e essa situação deve se manter neste domingo (31). No Maracanã, o Mengão enfrentará o Grêmio, pela 22ª rodada do Brasileirão, a partir das 16h (horário de Brasília), conforme previsto.
Publicado em colunadofla.com