Especialista em finanças identifica 2 clubes que podem ‘competir’ com Flamengo e Palmeiras

Rodrigo Capelo vê Corinthians e São Paulo com potencial para disputar com o Flamengo, mas precisam se reorganizar

Flamengo e Palmeiras têm disputado os principais títulos do Brasil e do continente nos últimos anos. Entretanto, outros dois clubes têm potencial para rivalizar com essa dupla: Corinthians e São Paulo. Essa é, pelo menos, a perspectiva do especialista em finanças do esporte, Rodrigo Capelo. No entanto, o jornalista faz uma observação importante: ambos precisam se reorganizar.

Os únicos clubes que têm condições de acompanhar Palmeiras e Flamengo no Brasil são Corinthians e São Paulo. Porém, ambos são tão complexos que acabam se atrapalhando e realizando negócios ruins, mas, mesmo assim, continuam crescendo, faturando de maneira significativa e conseguem competir, mais ou menos, em pé de igualdade nos gastos. Irresponsavelmente, mas competem —, afirmou Capelo em entrevista ao canal ‘Tricolaços’.

Esses dois são os únicos devido à sua torcida e à localização. Estar na cidade de São Paulo, a maior capital e o principal centro econômico do país, impulsiona a receita do estádio, a receita de patrocínio e a visibilidade na TV… Isso representa uma vantagem considerável em relação a clubes localizados em Minas Gerais, no Rio Grande do Sul e, principalmente, no Nordeste. Além disso, as distâncias de viagem também são mais curtas. Há muitas vantagens em estar em São Paulo —, acrescentou.

Desde 2013, o Flamengo começou a atuar de maneira responsável no mercado, gastando menos do que arrecada e reduzindo custos. Após anos investindo em jogadores como Bruninho, Val, Paulinho e outros, o clube agora colhe os frutos, a ponto de atrair titulares de grandes times da Europa, como Samuel Lino, que foi recentemente contratado junto ao Atlético de Madrid (ESP).

Por sua vez, o Palmeiras contou com o apoio da Crefisa para melhorar suas finanças e atualmente opera no azul. Em contrapartida, Corinthians e São Paulo, mesmo enfrentando dívidas, continuam a agir de forma irresponsável no mercado. A equipe do Parque São Jorge, por exemplo, paga salários ‘nível Europa’ a Memphis Depay. E o clube do Morumbi quase realizou um investimento financeiro insensato por Marcos Leonardo, do Al Hilal (SAU), mas a transação não foi finalizada devido à falta de tempo hábil.

Dos quatro clubes mencionados por Capelo, o Corinthians é o único que não participará da Libertadores em 2025. Já Flamengo, Palmeiras e São Paulo continuam no torneio continental. No entanto, o Mais Querido está ligeiramente à frente dos demais, uma vez que lidera o Brasileirão. Inclusive, no domingo (14), o time de Filipe Luís entrará em campo contra o Juventude, em Caxias do Sul.

Publicado em colunadofla.com