A sanção de 12 partidas imposta a Bruno Henrique, que é válida para o Campeonato Brasileiro, pode ser ampliada para o âmbito internacional. Isso se deve a uma proposta da Procuradoria do Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) que visa a extensão da penalidade à FIFA. Entretanto, essa medida só será efetivada após a finalização do julgamento em segunda instância.
Dessa forma, a internacionalização da pena pode impedir que o atacante participe de jogos na Libertadores. A punição, por sua vez, fundamenta-se nos artigos 70.1 do Código Disciplinar da FIFA de 2025 e 140 do Regulamento Geral de Competições da CBF de 2025.
‘Se a infração for grave, em particular, mas não se limitando a, discriminação, manipulação de partidas e competições de futebol, má conduta contra árbitros ou falsificação e falsificação, bem como abuso ou assédio sexual, as associações, confederações e outros órgãos organizadores esportivos deverão solicitar ao Comitê Disciplinar a extensão das sanções impostas para que tenham efeito mundial (extensão mundial)’, afirma o artigo 70.1.
‘As condutas ilícitas elencadas no art. 103 deste RGC, sem prejuízo de sua tipificação como crime nos termos dos arts. 165, 198, 199, 200 da LGE, sujeitam-se também à aplicação das sanções mínimas fixadas neste dispositivo em sintonia com aquelas previstas no Código Disciplinar da FIFA, bem como das sanções previstas no CECFB (Código de Ética e Conduta do Futebol Brasileiro)’, enfatiza o artigo 140 da CBF.
Assim, o relator do caso, Alcino Guedes, acatou a proposta, argumentando que a não internacionalização da punição serviria como um ‘salvo-conduto’ para que o atleta atuasse em outros países. Portanto, foi determinada a expedição de um ofício à CBF para que os efeitos da sanção sejam ampliados e registrados junto à FIFA.
Entretanto, o ofício será enviado apenas após o julgamento em segunda instância, ao qual o Flamengo já interpôs recurso. O clube também solicitou efeito suspensivo para Bruno Henrique. Assim, agora, espera-se uma resposta que poderá definir a participação do camisa 27 em jogos futuros, inclusive na Libertadores.
Na fase final do Campeonato Brasileiro de 2023, Bruno Henrique recebeu um cartão amarelo durante a partida contra o Santos, em Brasília. Desse modo, casas de apostas identificaram valores elevados relacionados à advertência do atacante e realizaram denúncias. Nas investigações, foram encontradas conversas do jogador do Flamengo com seu irmão sobre a possibilidade.
Publicado em colunadofla.com