Brasileirão conta com 152 estrangeiros de 17 nações; confira os jogadores do Flamengo na relação

O Campeonato Brasileiro de 2025 exibe uma notável diversidade internacional nos campos. Isso se deve ao fato de que, após a janela de transferências do meio do ano, o torneio conta com 152 jogadores oriundos de 17 países diferentes. O Flamengo, por exemplo, participa com dez atletas estrangeiros em seu elenco, embora um deles possua cidadania brasileira.

O total de jogadores estrangeiros ainda pode sofrer modificações, uma vez que alguns atletas podem deixar suas equipes. Recentemente, o equatoriano Enner Valencia transferiu-se do Internacional para o Pachuca (MEX). O angolano Loide Augusto também finalizou sua passagem pelo Vasco, após ter enfrentado polêmicas e um desempenho insatisfatório.

Dessa forma, o elenco rubro-negro inclui o argentino Rossi e o quarteto uruguaio composto por Varela, Arrascaeta, Matías Viña e De La Cruz. Além disso, a lista é completada pelo equatoriano Gonzalo Plata, o espanhol Saúl, o colombiano Jorge Carrascal, o chileno Erick Pulgar e o ítalo-brasileiro Jorginho.

A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) aumentou, em 2024, o limite de jogadores estrangeiros por equipe de sete para nove, atendendo a uma solicitação dos clubes. Portanto, a equipe não pode relacionar dez atletas gringos para uma mesma partida, tanto no Brasileirão quanto na Copa do Brasil.

Entretanto, Jorginho possui dupla nacionalidade, pois nasceu no Brasil. Assim, o volante não enfrenta dificuldades em ser relacionado nesse aspecto. É importante ressaltar que não existem restrições para atletas estrangeiros em competições organizadas pela Conmebol.

Publicado em colunadofla.com