Após uma série de erros ocorridos na última quinta-feira (18), a Conmebol solicitou, nesta sexta-feira (19), à FIFA a exclusão do árbitro Andrés Rojas do Mundial Sub-20, que terá início no Chile no sábado (27). Entre as razões para essa solicitação, destaca-se a expulsão de Gonzalo Plata.
Portanto, a remoção de Rojas é considerada praticamente certa, uma vez que as confederações continentais são responsáveis pela escolha dos seus representantes. Os equívocos do árbitro aconteceram no Maracanã durante as quartas de final da Libertadores, em favor do Estudiantes de La Plata (ARG).
No final do primeiro tempo, Samuel Lino caiu na área após uma disputa com Lucas Piovi. Os jogadores do Flamengo, então, protestaram pela marcação de um pênalti, mas não solicitaram a revisão do lance pelo árbitro.
Nesse contexto, Rojas começou a distribuir cartões amarelos durante a partida. Saúl Ñíguez, por exemplo, foi substituído por Allan devido a uma advertência considerada excessiva. Além disso, o árbitro cometeu erros ao inverter diversos arremessos laterais.
Por fim, o erro mais evidente do jogo ocorreu quando o defensor Facundo Rodríguez, do Estudiantes, tocou a bola com a mão. Neste momento, Plata tentou disputar a bola, mas acabou sendo atingido por um chute. Diante desse incidente, Rojas decidiu absolver o jogador argentino e expulsar o flamenguista.
É importante ressaltar que a expulsão de um jogador em uma partida normalmente resulta em sua ausência nas próximas partidas. No entanto, a Conmebol reconheceu o erro e reverteu a expulsão de Plata, permitindo que o atacante participe da partida no Estádio UNO, em La Plata.
Agora livre da arbitragem de Rojas, Flamengo e Estudiantes se enfrentarão na quinta-feira (25), a partir das 21h30 (horário de Brasília). Vale lembrar que o Rubro-Negro possui uma vantagem mínima no placar agregado.
Publicado em colunadofla.com