Netflix na Libertadores: como a licitação pode transformar a transmissão dos jogos do Flamengo

Netflix na Libertadores é a hipótese que está movimentando o mercado de mídia esportiva e pode mudar a forma como a Nação acompanha o Flamengo. A Conmebol abriu a licitação dos direitos de transmissão da Copa Libertadores e da Copa Sul‑Americana no Brasil para o ciclo 2027–2030, com a consultoria FC Diez Media conduzindo o processo e a supervisão da Ernst & Young. Propostas são recebidas até segunda‑feira, 10 de novembro.

O que está em disputa

A disputa envolve pacotes de jogos no território brasileiro para os próximos quatro anos. A entrada de players de streaming, como a Netflix, altera o panorama tradicional de TV por assinatura e pode fragmentar ou concentrar a oferta de partidas de Libertadores e Sul‑Americana.

Ainda não há definição sobre valores, exclusividades ou composição dos pacotes. A competitividade tende a aumentar, com mais opções para o torcedor — mas também com o risco de aumento de custos para quem quiser acompanhar todas as partidas do Flamengo por múltiplas plataformas.

Impacto para o Flamengo e a torcida

Para o Flamengo, a negociação com plataformas de streaming pode ampliar alcance internacional e abrir novas fontes de receita comercial. Por outro lado, a diretoria terá que negociar direitos por pacotes e garantir que a Nação tenha acesso adequado aos jogos, evitando precarização da transmissão para o público no Brasil.

Se a Netflix na Libertadores se concretizar, a Nação pode ganhar transmissões sob demanda, recursos interativos e formatos multiplataforma. Resta acompanhar os próximos passos do processo de licitação até 10 de novembro e avaliar como as mudanças afetarão a experiência dos rubro‑negros nas competições sul‑americanas.