Saúl pode optar por cirurgia no tendão de Aquiles e ficar cerca de três a quatro meses fora do Flamengo se decidir pelo procedimento em janeiro, comprometendo o início da temporada e o planejamento do clube para 2026.
Impacto no calendário do Flamengo
Uma intervenção cirúrgica no tendão de Aquiles impediria Saúl de atuar nas primeiras competições do ano: Campeonato Carioca, além das decisões da Supercopa do Brasil e da Recopa Sul-Americana. A ausência também deve afetar o início do Brasileirão, cuja estreia está prevista para 28 de janeiro, e o retorno do jogador só ocorreria perto do início da fase de grupos da Copa Libertadores.
O elenco do Flamengo tem reapresentação marcada para a segunda semana de janeiro, e a decisão sobre a operação está prevista para o começo do mês. O departamento médico trocou informações com o especialista consultado na Espanha, mas Saúl pretende buscar uma segunda opinião antes de confirmar o procedimento.
Diagnóstico, decisão e próximos passos
Saúl apresenta uma tendinopatia insercional do tendão de Aquiles com calcificações que geram dor constante no calcanhar e prejudicaram sua sequência de jogos nos últimos seis meses. O chefe do departamento médico, Fernando Sasaki, indica a cirurgia como opção mais adequada, mas a escolha final será do atleta.
“Tenho uma consulta médica e tentarei fazer a cirurgia o mais rápido possível. As dores não são fortes, mas estão me limitando, principalmente nos gramados do Brasil, que às vezes são mais duros. Tenho calcificações dentro do tendão e isso está me incomodando. Tomo anti-inflamatórios todos os dias.”
Contratado no meio do ano, Saúl disputou 24 partidas pelo Flamengo e foi protagonista nas conquistas da Libertadores e do Brasileirão. O jogador reconhece que a cirurgia pode ser necessária para voltar a render em alto nível.
“Estou tentando reduzir o inchaço, me esforçando ao máximo, mas a dor só aumenta. Eu queria estar com o time no final da temporada, mas preciso me concentrar em estar em forma para a próxima temporada e conseguir jogar nesse nível novamente.”