Varela destaca influência de Filipe Luís e revela como evoluiu para ser titular do Flamengo

Guillermo Varela afirmou em entrevista recente que sua evolução tática no Flamengo teve grande influência da confiança do técnico Filipe Luís. O lateral-direito uruguaio explicou como mudou a leitura de jogo ao receber liberdade para apoiar o ataque e como isso o ajudou a se consolidar como peça-chave do elenco rubro-negro em 2025.

Crescimento com Filipe Luís
Varela contou que encontrou em Filipe Luís um treinador que estimulou sua participação ofensiva, reforçando conceitos que ele já havia ouvido na seleção do Uruguai. A mudança tática permitiu ao jogador ganhar confiança para avançar pelo corredor direito sem comprometer o equilíbrio defensivo.

“Antes, os treinadores eram mais conservadores. Não queriam tanto a passagem por fora, até que chegou Filipe Luís. Depois que chegou Filipe Luís, ele disse: ‘Gosto que os laterais subam’. Isso foi a mesma coisa que me disse Bielsa, técnico da Seleção do Uruguai. Fui me soltando e fui crescendo”

O lateral também explicou que, ao chegar ao clube, teve orientações para priorizar a marcação antes de evoluir ao ataque.

“Quando eu vim para o clube, as primeiras coisas que me disseram foram que os laterais sofriam defensivamente e que queriam um equilíbrio. Ou seja, priorizei o lado defensivo (…). Mas, depois, me dei conta de que seria muito importante que os laterais subissem”

Status no elenco e conquistas
Desde que superou concorrentes como Rodinei, Matheuzinho e Wesley, Varela se firmou como titular absoluto e vive o melhor momento no Flamengo. Em campo, seu desempenho ajudou a equipe a manter intensidade nos dois lados do gramado.

Até dezembro de 2025, Guillermo Varela já soma títulos com o Flamengo, incluindo estaduais, Copa do Brasil, Brasileirão e Libertadores, reflexo da importância que assumiu no time comandado por Filipe Luís.