Danilo admite que a ideia neste começo de ano é se aposentar no Flamengo ao fim da temporada de 2026 e que pretende aproveitar cada instante desta possível despedida. O zagueiro, que completa 35 anos em 15 de julho, tem contrato com o clube até dezembro de 2026 e diz que a decisão final dependerá de como se sentir física e mentalmente ao término do vínculo.
CONTRATO, PLANO DE CARREIRA E CENÁRIO
Entrando no último ano de contrato, Danilo avalia encerrar a carreira no Mais Querido sem se arrastar, mantendo o padrão de atuação. Ele reforça que a intenção é encerrar em um nível competitivo, mas admite que uma renovação pode ser considerada caso se sinta bem ao fim de 2026.
“Nesse momento o meu pensamento é que essa seja a minha última temporada no futebol e que em dezembro eu deixe de jogar. Não boto isso em pedra e está feito. Se eu chegar no final do ano me sentindo bem mentalmente, fisicamente e tiver ainda uma empatia grande com o Flamengo, certamente poderia fazer mais um ano. Mas nesse momento meu pensamento é fazer essa temporada da melhor maneira possível, ano de Copa do Mundo… E depois deixar de jogar. Até porque sempre foi o meu objetivo deixar de jogar em um nível importante e não arrastando, jogando pouco.”
Danilo vê com carinho a ideia de encerrar em uma temporada importante e afirma querer viver intensamente cada momento dentro do clube antes de tomar qualquer decisão definitiva.
RECUPERAÇÃO E PRÓXIMOS PASSOS
No momento, o zagueiro segue em tratamento no Departamento Médico por dores no joelho esquerdo e ainda não atuou na temporada. Com a Supercopa do Brasil diante do Corinthians marcada para domingo, 1º de fevereiro, não há confirmação sobre sua presença em campo.
“Quero que passe devagar se essa realmente for minha última temporada. Muitas vezes alguém fala: ‘Mas você está tão tranquilo em relação a isso’. Não! É assustador ter que deixar algo que você fez durante a vida inteira e que, mesmo tentando, de certa forma, fazer essa transição, fazendo outras coisas, olhando outros cenários e já vivenciando outras experiências, é uma vida desconhecida, é totalmente incerto, é tudo novo. Estou tentando ser fiel àquilo que eu sempre planejei como carreira e como final. Quero que passe devagar para desfrutar de cada treinamento, cada momento de dificuldade, cada momento de glória. Porque a minha carreira foi feita desse mix de momentos e de continuar sempre. Mas eu quero que passe lentamente para desfrutar cada momento, porque depois eu tenho certeza que eu vou sentir falta.”
Ao longo da temporada de 2026, Danilo (camisa 13) e o Flamengo acompanharão a evolução física e emocional do jogador antes de oficializar qualquer renovação ou a aposentadoria.
Produtor de conteúdo esportivo e torcedor do Flamengo. Acompanha o clube de perto e escreve sobre notícias, jogos e acontecimentos do futebol brasileiro.